Luís Neves entrevistado na Manhã Informativa – Novo trabalho discográfico é viagem pelo fado

Luís Neves entrevistado na Manhã Informativa – Novo trabalho discográfico é viagem pelo fado

Luís Neves, professor de música e macedense, lançou um novo trabalho discográfico intimamente ligado ao Fado. Uma viagem pelos grandes artistas do fado tradicional, que já proporcionou o ínicio de uma tournée pelo estrangeiro. Gonesse, cidade a 18km de Paris (França) recebe o primeiro espetáculo ao vivo deste novo trabalho do artista macedense. Luís Neves foi entrevistado na Manhã Informativa pelos jornalistas Lídia Martins e Miguel Midões e, às 21h desta quinta-feira (19 de Janeiro) estará à conversa com o Rui Costa, nas “Noites do Rui”.

Pode ler ou ouvir aqui: ENTREVISTA LUIS NEVES_NOVO TRABALHO DISCOGRÁFICO

 Como é que surgiu este novo trabalho discográfico mais ligado ao Fado?

– Eu fiz durante muitos anos café concerto e a maior parte da música que cantava era Fado, embora ao piano, porque nessa altura apenas cantava e tocava piano. Sempre dirigi bastante a minha atuação para Fado. E, ao contrário do que se possa pensar, este trabalho já está gravado há três anos, o que quer dizer que amadureceu e que agora é que vai sair.

Nestes últimos quase cinco anos já tenho vindo a fazer espetáculos com guitarristas, o que vai provocar a gravação deste trabalho e que me pôs um pouquinho mais dentro do Fado Tradicional.

Este novo trabalho parece-nos uma viagem a grandes nomes do Fado…

– Sim, sim. Neste trabalho tentei pôr um pouquinho daquilo que mais se gosta de ouvir no Fado. Os Fados mais clássicos, aqueles que quando nós cantamos num espetáculo toda a sala canta, e isso é o que tenho conseguido, também com o conhecimento, pela atuação ao longo destes anos, consegui perceber aquilo que as pessoas mais gostam dentro deste tipo de música. E isso recolhi para este disco.

Como é que surgiu esta ida a Gonesse, na região de Paris?

Esta oportunidade foi um convite de alguém que está à frente da comunidade portuguesa que está em Gonesse, que por acaso lhe chegou um destes discos da minha primeira pequena edição, para amigos e produtoras. E, de lá veio o convite para vir fazer este espetáculo.

O Homem das Castanhas é a música de lançamento deste CD?

Exatamente.

Relacionados

css.php