Reorganização das paróquias já começou

Reorganização das paróquias já começou

 

Vai ser uma mudança difícil. É assim que o bispo de Bragança-Miranda antevê a reformulação das paróquias da diocese, que arrancou este mês.  D. José Cordeiro diz que a mudança será difícil mas que será necessária.

“A mudança vai ser difícil mas vai ter de acontecer com respeito às pessoas e às estruturas criadas. A primeira coisa que fizemos foi apresentar os critérios que vão ser discutidos, agora estamos a fazer o levantamento de toda a realidade” refere o bispo, acrescentando que “estamos a fazer esta mudança para responder às necessidades reais das pessoas que vivem aqui e numa fidelidade total ao evangelho da esperança”.

À CIR, D. José Cordeiro já tinha explicado que o objectivo é agrupar algumas paróquias.

“Nós queremos agrupar as paróquias e não extingui-las. Algumas delas passarão a ser lugares de culto não com aquele estatuto jurídico de paróquia mas como unidades pastorais” explica.Agora, o Bispo de Bragança adiantou, também, que são vários os critérios que vão presidir a esta decisão de agrupar paróquias.“São critérios teológicos e sociológicos da mais elementar realidade e necessidade da diocese. Queremos faze-lo com objectividade e não temos pressa na sua realização” afirma.

A Diocese tem actualmente 326 paróquias, asseguradas por 66 párocos.

Escrito por Brigantia (CIR)

Relacionados