Governo corta nas verbas para instituições de ensino superior

Governo corta nas verbas para instituições de ensino superior

 

Mais um corte no orçamento do Estado para as instituições de ensino superior.

No próximo ano, universidades e politécnicos vão ter uma redução média de cerca de 3 por cento nas transferências do poder central.

 

Sobrinho Teixeira, presidente do Instituto Politécnico de Bragança e do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, diz que a instituição de Bragança vai conseguir dar a volta a esta redução no orçamento, mas receia que alguns politécnicos não consigam sobreviver.

“A redução é sempre um problema. O IPB neste processo ficou relativamente bem. Nós tínhamos confiança que o aumento do número de alunos nos últimos anos se iria traduzir nalgum benefício para o instituto e o IPB foi o que teve a menor redução. Como presidente do CCISP não posso olhar para Bragança, mas tenho que olhar para todas as instituições e portanto queremos encontrar aqui formas alternativas, porque eu tenho receio que algumas instituições não consigam pagar as despesas permanentes com a transferência do orçamento de Estado”, realça o responsável.  Sobrinho Teixeira sublinha que as instituições vão negociar com o governo para encontrarem alternativas de financiamento.“Iremos conversas com o Governo, com a secretaria de Estado para serem encontradas fontes de receita principalmente para as instituições que tiveram cortes de cinco e seis por cento, porque já no ano passado houve um corte transversal de 8,5 por cento e estão numa situação muito complicada”, afirma Sobrinho Teixeira.

Entretanto, o secretário do Ensino Superior, João Filipe Queiró, reconhece que as instituições vão ter dificuldades com mais um corte no orçamento, mas justifica esta decisão com a crise que o País atravessa.“Vão sobreviver em dificuldade como todo o País. A redução média andou pelos 2,5 por cento, não tem qualquer comparação com o que aconteceu no ano passado, ainda assim é uma redução e corresponde às dificuldades que o País atravessa”, justifica o secretário de Estado.

O governante a confirmar mais um corte no orçamento para as instituições de ensino superior no próximo ano.

 

Escrito por Brigantia (CIR)

 

Relacionados