700 mil euros par requalificar igrejas

700 mil euros par requalificar igrejas

 

O Bispo de Bragança-Miranda defende o desenvolvimento do turismo religioso na diocese.

A ideia foi ontem apresentada por D. José Cordeiro na inauguração das obras de requalificação das igrejas de Vimioso e Caçarelhos.  O Bispo adianta que já há contactos feitos no sentido de potenciar o sector.

“Queremos potenciar o turismo religioso, e no diálogo com as entidades competentes já algumas coisas foram conseguidas”, revela. O Bispo da diocese contou ainda que “é um enriquecimento patrimonial, resultado da feliz colaboração entre a Direcção Regional da Cultura do Norte, da Câmara Municipal de Vimioso e das juntas de freguesia de Vimioso e Caçarelhos”.

As obras de requalificação das igrejas de Vimioso e Caçarelhos custaram no total cerca de 700 mil euros e foram financiadas na maioria por fundos comunitários e pelo município de Vimioso.

A igreja matriz de Vimioso esteve quase oito meses fechada mas para os fiéis valeu a pena já que o templo encontrava-se bastante degradado.

Alcina Rodrigues conta que “a igreja estava velhinha e tinha necessidade de receber o que recebeu”.

Já Francisco Lopes, diz que “foi um trabalho rápido e bom”. “Antes estava com a pintura estragada, com o chão partido e com muitos buracos”, conclui.

Para José Rodrigues, presidente da autarquia de Vimioso, eram obras há muito aguardadas.

“Tivemos que aguardar algum tempo por estas obras mas já estão prontas”, sublinha.

Nesta primeira fase foram remodelados os interiores e exteriores das igrejas, numa segunda fase vão ser recuperados os altares de Vimioso.

 

Escrito por Brigantia (CIR)

Relacionados