Alunos Belgas fazem intercâmbio em Mogadouro

Alunos Belgas fazem intercâmbio em Mogadouro

 

Dez alunos Belgas estão desde ontem e até à próxima segunda-feira por terras transmontanas para fazerem um intercâmbio cultural.

Ao abrigo do Eurodisea, o Programa Europeu de Intercâmbios de Jovens, o Agrupamento de Escolas de Mogadouro em parceria com o Instituto de Saint-Joseph em Ciney, na Bélgica, organiza há já 19 anos um intercâmbio cultural.

Segundo o responsável do Clube Europeu do Agrupamento de Escolas de Mogadouro, Fernando Oliveira, esta é a semana ideal, pois coincide com as festas da vila mogadourense.

 

Intercâmbio Mogadouro 1

 

“Numa primeira fase deslocamo-nos à Bélgica. Usufruímos do intercâmbio do programa que eles nos disponibilizaram. Durante a próxima semana seremos nós a receber os belgas em terras transmontanas, nomeadamente no município de Mogadouro”, refere o responsável. Fernando Oliveira acrescenta, “o programa consiste, em que os alunos que são recebidos têm alojamento por parte de outro aluno da escola que recebe e quando ele se desloca ao exterior também fica alojado na casa do seu colega. Escolhemos esta data devido às festas da vila, de Mogadouro, em que há animação constante e é uma boa maneira de mostrar a vila a quem veio pela primeira vez, para os jovens também é divertido”, afirma.

 

De referir que nas férias da Páscoa, 10 alunos de Mogadouro rumaram à Bélgica, e agora, os “gémeos”, ou seja, os alunos belgas que receberam os jovens portugueses, vão ser acolhidos nas suas casas, em Mogadouro.

Ontem, os jovens belgas foram recebidos no aeroporto de Valladolid e hoje, o Município de Mogadouro abre as portas para uma cerimónia de receção.

A Albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros e as Caves do Porto são alguns dos locais assinalados para lhes dar a conhecer.

 

Intercâmbio Mogadouro 2

 

“No primeiro dia vamos ter uma receção formal na autarquia de Mogadouro, durante a tarde vamos mostrar os sítios mais emblemáticos da vila. Na quarta-feira vamos deslocar-nos ao município de Macedo de Cavaleiros e estaremos no Azibo, iremos mostrar um bocadinho do que é Macedo. Na quinta-feira faremos atividades desportivas no complexo desportivo de Mogadouro. Na sexta-feira vamos ao Porto, onde iremos fazer um passeio de barco no Douro pelas  seis pontes e uma visita guiada às Caves do Vinho do Porto. Sábado e domingo o programa é livre pois é o auge das festas da Nossa Senhora do Caminho e optamos por deixá-los livres pela vila, conhecerem o que é esta festa. Segunda-feira é o regresso à Bélgica”, explica, Fernando Oliveira.

 

Há 25 anos que o Agrupamento de Escolas de Mogadouro integra este programa de intercâmbios.

Segundo diretor, José Maria Preto, o objetivo é proporcionar aos alunos belgas um contato direto com a cultura e a identidade portuguesas.

 

Intercâmbio Mogadouro 3

 

“Os alunos belgas vêm a Mogadouro descobrir os nossos modos de viver e o nosso património. Esta semana vão decorrer as festas de Mogadouro, a forma como nós organizamos a nossa festa em termos religiosos e pagãos é muito diferente da forma como estes alunos belgas vivem o seu país. É isto que nós queremos, que estes alunos descubram, a forma como nós vivemos, como nós nos organizamos”, sublinha o diretor do Agrupamento de Escolas de Mogadouro.  “Este projeto tem 25 anos e não o fazemos apenas com a escola belga. Temos outras escolas com quem fazemos intercâmbios pontuais”, nomeadamente, “Suécia, Espanha, Itália e com a França e temos uma relação privilegiada com a Bélgica porque faz intercâmbio com todas essas escolas em simultâneo”, destaca José Maria Preto.

 

São sete dias de troca de experiências e conhecimento entre alunos belgas e portugueses.

O tema deste intercâmbio é “Raízes e Património do concelho de Mogadouro”.

 

Escrito por Onda Livre 

 

Relacionados