Confraria do Mel nasce em Macedo de Cavaleiros

Confraria do Mel nasce em Macedo de Cavaleiros

 

Macedo de Cavaleiros está na linha da frente da apicultura a nível nacional e chegou o momento de nascer na cidade A Primeira Confraria do Mel de Trás-os-Montes.

A apresentação oficial foi esta sexta-feira, no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros.

A confraria é composta por onze elementos de todo o país e o intuito passa por futuramente vir a aumentar o número de confrades que a integram.

Há atualmente 15 mil colmeias aprovadas para instalar no distrito.

O Grão-Mestre, Francisco Rogão diz que o objetivo da criação desta Confraria do Mel é promover e valorizar a apicultura, e sublinha o enorme potencial que a região possui neste setor.

 

RD_2408_Confraria Mel 1

 

“Temos confrades de Oeiras, de Lisboa, do Porto, de Bragança, de Mogadouro e vão entrar numa próxima vez do Algarve e das Ilhas também”, conta Francisco Rogão. “Isto surgiu de uma reunião de vários grupos de amigos, e Macedo de Cavaleiros, neste momento, está na linha da frente na apicultura nacional. A maior parte dos amigos eram de cá e decidimos fazer em Macedo”. Segundo Francisco Rogão, os objetivos são “divulgar o mel e a apicultura”. Para o Grão-mestre, “a região tem muito potencial neste setor. No distrito de Bragança só em projetos do PRODER, há mais de 15 mil colmeias aprovadas, isso demonstra que há interesse de apicultura nesta zona do país.”

 

Foi com orgulho que o presidente do município macedense assistiu à criação desta confraria em Macedo de Cavaleiros.

Para Beraldino Pinto, a fileira apícola é de extrema importância na economia da região.

 

RD_2408_Confraria Mel 2

 

“Para Macedo é uma honra ter sido o concelho escolhido. Iniciar a sua atividade, tem aqui as suas raízes, esta confraria que vai trabalhar e defender um produto que é de extrema importância na região e em termos nacionais”. Beraldino Pinto frisa que “em termos económicos é muito importante e como é uma atividade que está dispersa pelo território, e que se concentra mais até nas zonas de baixa densidade, onde a natureza proporciona condições melhores para a produção do mel de qualidade, como nós temos. É muito importante, tudo o que se faça em defesa do mel e da apicultura”. Afirma o autarca de Macedo de Cavaleiros. “Esta confraria nasce com esse objetivo, merece todo o nosso apoio, que se venha juntar aos apicultores, às associações de apicultura, que já estavam no terreno, é mais um elemento que achamos importante.”

 

O presidente da Federação Nacional de Apicultores de P

ortugal esteve presente nesta apresentação.

Manuel Gonçalves  sublinha que as confrarias são um excelente mote de afirmação da fileira apícola.

 

 

RD_2408_Confraria Mel 3

 

“Isto é mais um passo para a profissionalização da atividade. Eu vejo isto como um evoluir do setor, uma afirmação da fileira. A fileira apícula está, neste momento, numa fase de grande crescimento e as confrarias, o reforço das organizações de produtores das associações, é natural que isto aconteça. Esta é uma primeira confraria, gostaria que não aparecessem muitas e a que existisse se afirmasse, que trabalha-se na promoção não só do mel mas também dos territórios, na promoção e valorização da abelha como ser organizador e também na promoção do nosso espaço, do meio ambiente e da bio diversidade também. Como o senhor presidente da Câmara afirmou, convidou a confraria a fazer parte do Eco Parque de Macedo de Cavaleiros.”

 

Criada ainda com intuito de dar assistência aos apicultores da região, a Confraria do Mel quer agora ganhar escala a nível internacional e promover a fileira apícola além-fronteiras.

 

 

Escrito por Onda Livre 

 

 

 

 

 

Relacionados

2 Comments

  1. nuno neto
    25/08/2012 at 08:31

    bom dia confraria, estão de parabéns, pode-se não falar de mel mas marca a diferença na positiva.

  2. Confraria dos Ovos Moles de Aveiro
    16/10/2012 at 00:01

    Boa Noite,

    gostariamos de estar presentes na Vossa honrosa entronização no dia 10 de Novembro no Luso. ual o contacto e modo de procedimento?

    Saudações Confrádicas,
    A Chancelaria,
    P. de Melo Freitas