“Fraga dos Corvos é sítio único no Norte de Portugal”

“Fraga dos Corvos é sítio único no Norte de Portugal”

 

Trás-os-Montes é um diamante em bruto no que respeita ao património arqueológico.

Quem o diz é o professor doutorado em arqueologia, João Senna-Martinez.

Neste momento as maiores explorações estão a ser realizadas no rio Sabor e no Tua.

O especialista refere que as maiores investigações só estão agora a ser feitas e há ainda muito trabalho de investigação pela frente.

 

Arqueologia 1

 

“Neste momento o maior setor de investimento está ligado ao Sabor, ao Tua, às barragens e aos trabalhos de minimização. Vai levar muito tempo até que o conhecimento que aí decorre venha a público. O meu maior receio é que algumas dessas intervenções possam não ter o estudo suficiente que traga a público resultados de forma conveniente. É uma das dificuldades que o trabalho de arqueologia têm, é que toda a gente paga para recolher os dados mas ninguém quer pagar para que os dados sejam tratados. Isso leva tempo. Numa campanha de dois meses, nós levamos um ano inteiro a analisá-la e ainda não está acabada.”

 

Declarações proferidas durante a iniciativa “domingos com História” acolhida no Museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros.

O tema deste domingo foi “Os ricos e os alquimistas da Fraga dos Corvos”.

Um local de caraterísticas únicas em todo o Norte de Portugal e o sítio de habitat da primeira Idade do Bronze em Trás-os-Montes, como sustenta, Senna-Martinez.

 

Abastecimento Azibo 2

 

“É um sítio único no Norte de Portugal onde podemos documentar todas as etapas de fabrico e de trabalho dos primeiros bronzes. E é numa outra etapa mais recente, o único sítio a Norte da Serra da Estrela onde há uma tão grande quantidade de metais que têm influências e seguem modelos, caracterizando o modo de vida das populações que se instalaram cá em cima. Estes fabricantes dos primeiros bronzes eram comunidades camponesas, com rebanhos, eventualmente com uma agricultura que até ao momento temos dificuldade em documentar de forma concreta, mas que possivelmente seria o centeio. Fabricavam a sua cerâmica. Têm uma identidade muito própria que atravessa ao longo do tempo todas as ocupações da fraga e que nos aparece nos modelos cerâmicos.”

 

Recordo que recentemente a Fraga dos Corvos, situada em Vilar do Monte, concelho de Macedo de Cavaleiros inspirou um romance intitulado “O Primeiro Alquimista”, de Sofia Martinez.

 

Escrito por Onda Livre 

Relacionados