Redução de freguesias aprovada em Macedo de Cavaleiros

 

 

Está definida a reorganização autárquica do concelho de Macedo de Cavaleiros.

De 38 freguesias, a reforma ditou a redução de oito, e o concelho passará a ser composto por 30 freguesias.

A proposta apresentada ontem pela Assembleia Municipal não foi 100% consensual e gerou alguma discussão.

As oito freguesias vão ser anexadas às freguesias contíguas que perfaz um total de seis agrupamentos.

A freguesia da Burga vai ser anexada a Bornes, onde será a sede.

Uma decisão contestada pelo presidente da junta da Burga, Maurício Correia.

 

Freguesias Macedo 1

 

“Satisfeito não estou. Devíamos votar todos para ficarmos como estamos. No ano passado gastei muito dinheiro com a freguesia, fiz um brasão, uma bandeira, o selo branco, agora não sei como é que isso vai ficar. Sou contra, não só uma vez, sou centenas de vezes contra”, frisa. “Eu fiz um ofício à Assembleia que diz que, pelo menos, um dos três primeiros membros terá que ser da freguesia da Burga nas próximas eleições”.

 

A proposta aprovada prevê a redução do menor número possível de freguesias.

Vilarinho do Monte aprovou por “unanimidade e aclamação” em Assembleia de Freguesia a agregação a Macedo de Cavaleiros, contudo irá ser agregada a Ala.

O fator que pesou na decisão da Assembleia Municipal foi o facto de Vilarinho do Monte não ter ligação geográfica direta a Macedo de Cavaleiros.

Para o presidente da Junta, Gomesindo Gomes, esta reforma merece a sua indignação.

 

Freguesias Macedo 2

 

“Para nós é uma perda de identidade. Pelo que me parece a denominação ficará, a União das Freguesias de Ala e Vilarinho do Monte, o nome não desaparecerá, do mal, o menos”, salienta, no entanto diz-se, “indignado e descontente”, e acrescenta que, “se fizessem como fizeram em Talhinhas em que a sede é Gralhós, então transferia-se a sede para o Brinço que fica no meio de todas as aldeias, quem ficava mais distante eramos nós mas de qualquer maneira era metade da distância, de Vilarinho do Monte a Ala são 13km”, explica o autarca.

 

 

Murçós irá ficar agregada a Soutelo Mourisco, Espadanedo e Edroso, com sede em Espadanedo.

O presidente da Junta, João Fernandes é frontalmente contra esta reorganização.

 

Freguesias Macedo 3

 

“Sou contra e serei sempre contra tudo e mais alguma coisa. Deliberáramos que não nos queríamos agregar a ninguém. Acho que Murçós tem uma história e devia ficar sozinha”, afirma. “Não tenho nada contra as outras aldeias, mas isto é tudo uma fantochada.”

 

Assim, o mapa de freguesias ficará organizado da seguinte forma:

União de Freguesias de Ala e Vilarinho do Monte, com sede em Ala; União de Freguesias de Castelãos e Vilar do Monte, com sede em Castelãos; União de Freguesias de Bornes e Burga, com sede em Bornes; União de Freguesias de Talhinhas e Bagueixe, com sede em Gralhós; União de Freguesias de Espadanedo, Edroso, Murçós e Soutelo Mourisco, com sede em Espadanedo; União de Freguesias de Podence e Santa Combinha, com sede em Podence;

A proposta final de redução das freguesias do concelho de Macedo de Cavaleiros foi aprovada com 42 votos a favor, três contra e 22 abstenções.

 

Escrito por Onda Livre 

 

Relacionados