I Feira do Azeite e do Figo quer valorizar o que melhor se produz na freguesia Lombo

I Feira do Azeite e do Figo quer valorizar o que melhor se produz na freguesia Lombo

Valorizar e promover os produtos da terra.

É este o mote em que assenta a I edição da Feira do Azeite e do Figo da freguesia do Lombo, no concelho de Macedo de Cavaleiros, que vai decorrer este fim-de-semana.

A iniciativa surge pelo facto da localidade ser rica na produção de azeite e de figo e terá lugar apenas para os produtores da terra.

Estes terão aqui uma oportunidade de escoar os seus produtos agrícolas, como refere o presidente da Junta de Freguesia do Lombo, Armindo Cepeda.

Feira do Lombo 1

“Consultei com a população e decidimos promover e valorizar os produtos da terra. Sem os promover não os podemos comercializar. Isso deu origem a fazermos esta feira do azeite e do figo. Antigamente havia sete lagares de azeite. O maior problema dos agricultores hoje em dia é o escoamento dos produtos. Esta feira vai de encontro a isso.”

Além do figo e do azeite, os agricultores poderão também vender outras especialidades da terra, como licores, enchidos e pão caseiro.

Feira do Lombo 2 

“Não temos só azeite mas também, pão caseiro, rosquilhas, licores, muitas coisas que têm a ver com figos. Produtos da terra, batatas, abóboras, marmelada caseira.”

Paralelamente, sábado irá ter lugar uma montaria para os aficionados da caça, e domingo irá decorrer uma série de seminários envoltos na temática do azeite e do figo.

Feira do Lombo 3 

“Sábado é para os amantes da caça, vamos ter uma montaria, e a partir das duas da tarde é a abertura oficial da feira.

No domingo será o dia todo preenchido com um seminário. Vamos ter a presença do Diretor Regional dae Agricultura, o Presidente da Associação de Agricultores de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Presidente da Câmara e vários oradores como por exemplo o Manuel Ângelo Rodrigues que é natural do Lombo, tem sido uma pessoa que se tem empenhado muito nesta feira. Durante a tarde teremos uma mesa redonda onde iremos falar sobre o figo, passado presente e futuro. Vamos falar sobre temas relacionados com a nossa freguesia. É uma maneira de tentarmos que esse produto regresse ao mercado.”

A I Feira do Azeite e do Figo irá contar com cerca de 15 produtores.

A organização está a cargo da Junta de Freguesia do Lombo que conta com o apoio logístico da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.

Escrito por Onda Livre

Relacionados