Moradores da Via Sul queixam-se de falta de água e saneamento

Moradores da Via Sul queixam-se de falta de água e saneamento

 

Há moradores da Via Sul, em Macedo de Cavaleiros, que vivem sem água da rede pública e sem saneamentos há mais de trinta anos.

A situação vem arrastando-se ano após anos e o descontentamento dos moradores é evidente.

Os moradores já avançaram com uma recolha de assinaturas que entregaram à Câmara Municipal, porém, o caso não foi resolvido.

Tibério Augusto Dias sente-se discriminado e diz que os moradores da Via Sul merecem ser tratados como qualquer outro habitante de Macedo de Cavaleiros.

 

Via Sul sem água 1

 

“Eu já vivo aqui sem água e sem saneamento para cima de 30 anos, e a luz só veio depois de estarmos cá, porque não tínhamos água, nem luz, nem saneamento. Se nós somos da cidade, e devíamos ter todos os mesmos direitos”, sublinha. “A água já foi prometida há muito tempo”, realça o morador.

 

O morador diz que a água foi prometida ainda durante o mandato de Luis Vaz e até hoje a situação continua sem resolução à vista.

 

Via Sul sem água 2

 

“Quando fizeram o no da IP2 que vai ligar ao IP4, já no mandato do Luís Vaz. Segundo o que meu vizinho me disse, no mês de Agosto já nos traziam a água, já estamos em Novembro e ainda não vimos nada”, diz.

 

O vereador das obras públicas do Município, Carlos Barroso frisa que aquela zona não está inserida dentro do perímetro urbano, mas garante estar em andamento a resolução da falta de água.

 

Via Sul sem água 3

 

“Primeiro é preciso esclarecer que não há falta de água na Via Sul, ou seja, na zona que está inserida no perímetro urbano, desde a rotunda dos bombeiros para o interior da cidade. Agora, aquela é uma zona que já está fora do tecido urbano de Macedo e não há, da parte da Câmara, qualquer obrigação para realizar as infraestruturas. Contudo, sabendo que é uma situação desagradável as pessoas não terem água potável estamos neste momento num processo de preparação do caderno de encargos para realização da obra”, explica o vereador. 

 

Quanto ao problema do saneamento não está prevista a execução da infraestrutura por não ser “tecnicamente exequível”.

 

Via Sul sem água 4

 

“Estamos em negociações para nos permitirem realizar aquela obra. Qualquer intervenção ali carece de permissão da entidade tutelar da estrada. Mas acreditamos que em Fevereiro, Março teremos a obra realizada. O saneamento não está previsto executar, porque não é tecnicamente exequível e as pessoas tem o seu problema resolvido, porque tem fossas e quintais com dimensão que lhes permite resolver a questão”, diz Carlos Barroso.

Em relação ao abastecimento dos moradores com água potável, está previsto que em Fevereiro do próximo ano a situação esteja resolvida.

 

Escrito por Onda Livre 

 

Relacionados