Campanha de Ajuda Solidária da Cáritas angariou 2 toneladas de alimentos

Campanha de Ajuda Solidária da Cáritas angariou 2 toneladas de alimentos

 

Mais de duas toneladas de alimentos foram recolhidas pela Cáritas de Macedo de Cavaleiros.

Em tempos de crise e austeridade, a generosidade e a solidariedade dos macedenses continua bem evidenciada.

A 3ª Campanha de Ajuda Solidária da Cáritas angariou nesta primeira ação cerca de duas toneladas de bens que serão distribuídos pelas famílias carenciadas do concelho.

Numa altura em que se constata um aumento do número de bolsas de pobreza, estas iniciativas solidárias vêm colmatar algumas necessidades e proporcionar uma melhor nutrição aos mais desfavorecidos.

O presidente da Cáritas Paroquial, Choupina Pires realça que as expetativas foram superadas e deixa uma palavra de apreço à solidariedade de todos.

 

Ajuda Solidária Cáritas 1 

“Esta campanha correu muito bem, mais uma vez, sentimos a solidariedade e a generosidade da nossa comunidade. Ainda não fizemos o saldo final, mas penso que passamos o objetivo do ano passado, estaremos muito próximos das 2 toneladas. Quero deixar um bem-haja a todos os macedenses pela generosidade e pela adesão na ajuda durante do dia 1 e 2 nos supermercados Lidl e Intermarché.”

 

O número de famílias carenciadas tem vindo a crescer. São já perto de 200, as famílias que estão identificadas e que vão ser auxiliadas.

Choupina Pires frisa que esta campanha mobiliza cerca de 35 voluntários.

 

Ajuda Solidária Cáritas 2 

“Esta campanha, só na recolha, envolveu mais de 20 pessoas. Na fase de triagem dos bens e na elaboração de cabazes, envolve mais 12 pessoas. Está muita gente envolvida, muita gente dá horas do seu tempo de uma forma gratuita e voluntária porque entendem que é uma boa causa, que nós servimos os outros através de ajuda solidaria.”

 

A Campanha de Ajuda Solidária assenta na recolha de bens não perecíveis.

O presidente da Cáritas de Macedo reitera uma vez mais para a necessidade da criação de um Banco Alimentar no distrito.

 

Ajuda Solidária Cáritas 3 

“Apelo que sempre que haja ofertas sejam neste sentido, bens que tenham um prazo de validade relativamente alargados. Massas, conservas, tem prazos de validade alargados e como tal é sempre mais fácil fazer a sua gestão. Durante o inverno ainda haveria algumas condições de manter produtos que precisassem de estar no frio, mas não temos condições para isso acontecer. Se estivéssemos perante um banco alimentar, acho que seria a solução ideal para o nosso concelho e distrito, aí sim teríamos condições para manter esses bens no frio, mas não temos essa capacidade.”

 

Iniciativas que refletem bem o espírito solidário da população nesta quadra natalícia.

A campanha de Ajuda Solidária vai de encontro às famílias mais desfavorecidas que se encontram referenciadas no concelho de Macedo de Cavaleiros.

 

Escrito por Onda Livre

Relacionados