Projeto Prove chegou a Macedo de Cavaleiros

Projeto Prove chegou a Macedo de Cavaleiros

 

Diretamente da terra para o consumidor.

É desta forma que vai funcionar o projeto Prove que chegou ontem a Macedo de Cavaleiros.

Através da venda direta, pretende escoar os produtos agrícolas locais e aproximar produtor de consumidor.

Sem intermediário, os cabazes com produtos hortofrutícolas da época vão ser vendidos consoante a vontade do consumidor, sendo ele a escolher o que pretende em cada cabaz e a periodicidade a receber.

A produtora, Marta Carvalheira garante a qualidade dos seus produtos que são inteiramente biológicos.

 

Prove Macedo 1 

“Eu só produzia para consumo mas tenho possibilidades de aumentar a produção. Conheci este projeto, decidi inscrever-me como produtora e tenho aumentado a produção para dar resposta a estes cabazes. São produtos inteiramente biológicos, não tem nada a ver com os produtos que se vendem nas grandes superfícies que são produzidos em grande escala com químicos e pesticidas. Os nossos produtos não, são produtos que cultivamos na nossa horta.”

 

Um projeto de âmbito nacional, em que Macedo de Cavaleiros é pioneiro nos cinco concelhos da Terra Quente a acolher este projeto.

Há já 12 consumidores inscritos para adquirir o cabaz, e a encomenda é feita através da internet ou diretamente no Núcleo Prove, sedeado no Mercado Municipal.

 

Prove Macedo 2 

“É preciso preencher uma ficha de inscrição que pode ser encontrada na internet, no site do Prove ou então também temos folhetos com a ficha de inscrição espalhados pela cidade. Podem vir diretamente ao mercado e nós damos a ficha para as pessoas se inscreverem. Depois de estarem inscritos tem que escolher o tipo de cabaz, grande ou pequeno, se querem uma entrega semanal, quinzenal ou mensal. A partir das escolhas nós iremos satisfazer o cliente. O cabaz mais pequeno tem entre cinco a seis quilos, custa sete euros e meio. O cabaz grande tem entre sete a nove quilos e custa dez euros.”

 

O presidente da Desteque, Associação para o Desenvolvimento da Terra Quente e a empresa promotora da iniciativa na região, frisa que estas vendas de proximidade sustentam a confiança entre produtor e consumidor.

Duarte Moreno acredita que desta forma é possível garantir qualidade no produto que vai para a mesa do consumidor.

 

Prove Macedo 3 

“Isto é uma mais-valia porque o consumidor sabe de onde os produtos vêm. Tem a consciência de que serão biológicos. São pequenos produtores que produzem em pequena escala. Este é o seu excesso de produção que disponibilizam ao consumidor. É uma relação de confiança entre consumidor e produtor, para o próprio consumidor ir visitar as explorações destes produtores e verificar como é que estão a produzir e como os alimentos chegam a sua casa. Criam riqueza, é um complemento de rendimento para poderem fazer outras coisas, outras plantações para poderem também alargar as suas produções.”

 

Duarte Moreno realça ainda que o Mercado Municipal é o espaço ideal para acolher este projeto, que visa a sua dinamização.

 

Prove Macedo 4 

“O local elegido foi o Mercado Municipal porque é um espaço para estes produtores, para este género de vendas e também para utilizar espaços que estão fechados. Esta é uma forma de dinamizar um espaço que precisa de dinamização, tal como nos sábados que temos o mercado de Feira Franca. É para dinamizar, para as pessoas se deslocarem lá, comprem lá o melhor que há no nosso concelho.”

 

Macedo de Cavaleiros é o primeiro município a abrir as portas ao projeto Prove, Promover e Vender produtos agrícolas, na região da Terra Quente e em breve dará os primeiros passos no concelho de Alfândega da Fé.

As encomendas podem ser feitas através do site – www.prove.com.pt ou no site da Câmara Municipal.

O Núcleo de Macedo de Cavaleiros está aberto, apenas às quintas-feiras, das 15h às 19h.

 

Escrito por Onda Livre

Relacionados