“Alimentação na idade escolar” levou muitos pais e encarregados de educação ao Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros

“Alimentação na idade escolar” levou muitos pais e encarregados de educação ao Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros

 

A Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas do Concelho de Macedo de Cavaleiros (APEMAC) organizou a Palestra “Alimentação na idade escolar”.

Na passada sexta-feira vários pais deslocaram-se ao Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros saber mais sobre alimentação saudável.

Esta sessão, orientada pela nutricionista Teresa Borges, teve como objetivo principal sensibilizar os pais e encarregados das crianças em idade escolar a incutir hábitos de alimentação saudáveis nos seus filhos, desde logo na infância, fazendo face a um crescente número de obesidade nas crianças.

Teresa Borges explica sucintamente o que é uma alimentação saudável.

 

Alimentação Saudável 1 

“Uma alimentação saudável é uma forma equilibrada de comer que assegura a variedade, o equilíbrio, a quantidade justa de todos os alimentos de qualidade nutricional e higiénica. Não é tão simples como à partida se pode pensar mas também não é tão complicado assim. É necessário pensar, programar as coisas mas é perfeitamente exequível nos dias de hoje.”

 

A nutricionista, Teresa Borges, alerta para os meios de comunicação social e as suas tentações.

Teresa Borges refere que educar os filhos a ter uma alimentação saudável é mais dos desafios na educação.

 

Alimentação Saudável 2 

“Hoje em dia os miúdos estão muito mais sujeitos às influências externas, aos meios de comunicação social. Mesmo quando não têm um acesso tão grande aos meios de comunicação social alguns colegas têm e depois vão para casa com essas mensagens dos colegas e todos eles acabam por ter conhecimento dos alimentos que existem e das marcas que são giras, apelativas. É um bocado difícil, evidentemente, para os pais gerir essas questões. É um desafio como outro na educação dos nossos filhos. Se nós aceitamos todos os outros desafios também temos que aceitar este da alimentação e geri-lo corretamente, não acabar por desistir.”

 

A Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas do Concelho de Macedo de Cavaleiros, Delfina Sarmento, diz que o objetivo desta palestra era fazer chegar a todos os encarregados de educação os bons hábitos alimentares e traça um balanço positivo desta primeira sessão.

 

Alimentação Saudável 3 

“Fazer chegar a todos os pais e encarregados de educação os bons hábitos alimentares. Temos que realçar a participação dos meninos que foi muito positiva, interessante, engraçada e isso levou a que esta palestra fosse bastante divertida. A brincar aprende-se. Eu acho que para ser a primeira foi de encontro às expetativas. O tempo que se faz sentir não ajuda nada, eu sei que a informação chegou às aldeias, nós mandamos uns panfletos pelos meninos. Não é fácil com este temporal, no inverno, as pessoas estão quentes, na lareira, não estão motivadas para vir. Nós vamos conseguir motivá-las.”

 

Vários pais e crianças participaram nesta palestra.

António Choupina, um encarregado de educação levou a sua filha, Maria Choupina, de oito anos.

Para o pai foi uma palestra muito elucidativa e afirma que irá utilizar alguns dos concelhos.

Já a filha, Maria Choupina assegura que aprendeu como fazer uma boa alimentação.

 

Alimentação Saudável 4 

“Foi muito bom, muito elucidativa. Devia-se fazer mais vezes, com alguma frequência e mais divulgadas na escola, talvez com algum sentido de obrigatoriedade para os pais. Tenho três crianças pequenas e ouvi vários truques que podem ser praticados para os aliciar a comer mais legumes.” – António Choupina.

“O meu alimento preferido são os brócolos com azeite. Não gosto nada de cebola. Aprendi como fazer uma boa alimentação, tem que se comer muita sopa.” – Maria Choupina.

 

A Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas do Concelho de Macedo de Cavaleiros organizou na passada sexta uma palestra intitulada “A alimentação na idade escolar.”

 

 

Escrito por Onda Livre

Relacionados