XVII Feira da Caça e VII Feira do Turismo convida-o a descobrir Macedo de Cavaleiros

XVII Feira da Caça e VII Feira do Turismo convida-o a descobrir Macedo de Cavaleiros

Está tudo a postos para o início da XVII Feira da Caça e VII Feira do Turismo de Macedo de Cavaleiros.

Um evento que está há 17 anos a consolidar as potencialidades turísticas e cinegéticas do concelho e que se assume como uma referência no calendário venatório a nível nacional e internacional.

A crescer ano após ano, o certame assente na promoção das potencialidades turísticas e cinegéticas do concelho é já uma marca de Macedo de Cavaleiros.

 

Feira da Caça Macedo 1 

“É uma referência no calendário venatório nacional e também atrai alguns vizinhos nossos (espanhóis) que por norma aderem e visitam-nos durante este fim-de-semana”, realça.

“As feiras tem a particularidade de promover as nossas potencialidades quer a nível cinegético, que a nível turístico. Ao realizarmos simultaneamente a feira do turismo acabamos por divulgar aquilo que de bom a região tem a oferecer. Esperamos nós que com a visita a esta feira as pessoas fiquem com vontade de voltar um dia mais tarde para conhecerem um pouco melhor a nossa região, a nossa gastronomia, o nosso património, a nossa cultura que certamente poderá e irá apreciá-la durante os quatro dias da realização deste evento”, sustenta, Sílvia Garcia. 

 

O município de Macedo de Cavaleiros tem vindo a reduzir gradualmente no valor de tesouraria para a realização do certame, e este ano ronda os 80 mil euros, menos 20 por cento que na edição anterior.

Ainda assim, a vereadora do pelouro responsável pela organização, Sílvia Garcia sustenta que a qualidade e a diversidade do certame são inalteráveis.

 

Feira da Caça Macedo 2 

“A exigência é tentar fazer cada vez mais e melhor, não aumentando os orçamentos.De ano para ano, de uma forma bastante criativa, temos conseguido reduzir o orçamento da feira sem que isso seja notório em termos de qualidade”, assegura a vereadora.

“As pessoas que nos visitam são cada vez mais e os expositores também. Este ano vamos ter cerca 130 expositores naquele espaço e muitos ficaram de fora, não poderão participar de uma forma mais ativa e estar presentes na nossa feira. O que nos leva a trabalhar com mais afinco ano após ano é ver que as pessoas gostam de vir, que voltam no ano seguinte e que os expositores também se empenham para que esta feira corra bem”, sublinha.

 

O projeto Geoparque Terras de Cavaleiros vai estar em destaque neste evento.

E através de percursos pedestres os visitantes poderão também percorrer e descobrir o território que o engloba.

 

Feira da Caça Macedo 3 

“Em relação à Feira do Turismo, este ano vamos dar ao Geoparque o destaque que este projeto merece. O Geoparque estará representado na feira do turismo promovendo o nosso concelho e todas as suas potencialidades quer em termos geológicos, quer em termos culturais, turísticos e vamos ter um percurso pedestre. Quem adere por norma a todos os percursos pedestres que nós temos vindo a promover ao longo destes últimos meses tem também um que será organizado no âmbito desta feira.

Certamente irá levá-los por espaços deslumbrantes onde poderão apreciar a nossa paisagem natural”, enaltece.

 

A dinâmica da XVII Feira da Caça e VII Feira do Turismo, que não pretende ser uma mera montra de produtos e serviços, estende-se a outras atividades que decorrem em permanência dentro e fora do Parque Municipal de Exposições.

De mãos dadas com a caça e o turismo, os cerca de 20 mil visitantes esperados poderão ainda participar nas famosas montarias ao javali, na prova de Santo Huberto, o padroeiro dos caçadores, no passeio turístico de automóveis antigos e na copa ibérica de cetraria.

Com a inauguração oficial marcada para amanhã, a XVII Feira da Caça e VII Feira do Turismo, abre hoje as portas, às 18horas e o certame decorre até domingo.

 

Escrito por Onda Livre 

Relacionados