Auto-estrada Transmontana será concluída até ao Verão

Auto-estrada Transmontana será concluída até ao Verão

 

A Auto-estrada Transmontana deverá ficar concluída até ao Verão. A garantia foi deixada pelo presidente da empresa Estradas de Portugal, durante uma visita a Bragança.

António Ramalho garante que 90 por cento da auto-estrada já está concluída e diz que as obras decorrem a bom ritmo.

“Ver como é que está a correr toda a actividade com a A4, a Auto-Estrada Transmontana, que está sujeita a um memorando de entendimento e a um acordo, e está a decorrer a uma velocidade adequada.

Nós gostamos que corra sempre um bocadinho mais depressa, os concessionários têm também as suas naturais dificuldades, mas estamos já com mais de 90 por cento da obra concluída. E esperamos que ela mantenha os prazos que temos estipulados, que é a conclusão no final do primeiro semestre”.

Há um atraso de nove meses relativamente aos prazos iniciais de conclusão da Auto-Estrada Transmontana, que vai esbarrar no Túnel do Marão. António Ramalho diz que a retoma das obras no Túnel estão em análise.

“O Túnel do Marão é um assunto que não está neste momento na posse da Estradas de Portugal, mas que nós estamos a analisar com cautela. É conhecida a situação do Túnel do Marão. E é um assunto que eu diria que quanto menos se falar mais se concretize”, salienta António Ramalho.

Quanto às portagens na Auto-Estrada Transmontana, o presidente da Estradas de Portugal diz que é um tema ainda em estudo e escusou-se adiantar se a circulação nesta via rápida vai ser paga.

“Sobre as portagens eu tenho sido muito claro.

Houve recentemente alguma polémica à volta de portagens. Na altura o secretário de Estado anunciou que nós estávamos a estudar e que esse estudo era da nossa responsabilidade. Nós estamos a estudar com um conjunto de parceiros a questão das portagens e falar enquanto estamos com parceiros a estudar isto não é adequado.

Neste momento o que existe é o contrato com a Transmontana neste quadro. Nós gostaríamos deter uma visão mais ampla sobre as portagens, mas não tem a ver com a Transmontana. E é isto que estamos a estudar”,diz o presidente da Estradas de Portugal.

No final do primeiro semestre deste ano as obras na A4 já deverão estar concluídas.

Numa fase inicial a auto-estrada não deverá ter portagens.

 

Escrito por Brigantia (CIR) 

Relacionados