Atriz macedense falou pela primeira vez à Onda Livre dos seus projetos

Atriz macedense falou pela primeira vez à Onda Livre dos seus projetos

 

Rui Costa falou com a jovem atriz macedense, Maria Zamora, sobre os antigos e novos projetos.

ENTREVISTA COM MARIA ZAMORA

 

Nasceu em Trás-os-Montes. Vive em Lisboa desde 2004. Licenciada em Educação Musical.
Deixou de leccionar e dedicou-se inteiramente à vida artística na Operação Nariz Vermelho, como “Doitora Palhaça” e como actriz de Teatro, Cinema e Tv.

Em 2005/2007 estudou na A.C.T. Escola de Actores.* Accca – Companhia Clara Andermatt – Corpo dinâmico do actor, com Peter Michael Dietz. C.E.M. – Corpo em Movimento – Método Stanislavski: Acções Físicas para o actor com Nicolau dos Mares. Casa da Comédia – Técnica da Máscara, Máscaras Neutras, Expressivas e Larvares, Máscaras de Commedia dell’Arte com Filipe Crawford. Teatro dos Aloés – Teatro Irlandês com José Peixoto. Casa Conveniente – textos de Luigi Pirandello com Mónica Calle. Teatro Nacional D. Maria – A PAIXÃO NO TEATRO, Cultura Teatral. Impetus – Método de Lee Strasberg com David McGowan, entre outros. Universidade de Lisboa – Que corpo para o actor? Reflexão prática sobre a consciência cénica do actor.”, Jean Paul Buchieri. Com a Pepa Diaz Meco: máscara neutra e melodrama. Laboratório sobre o método com Marcia Haufrecht da Actor Studio N.Y.

Em 2008 iniciou uma nova linguagem, a de Clown, com a “Doitora Tutti Frutti”. Torna-se um dos elementos da Operação Nariz Vermelho e integra continuamente várias oficinas de formação com os fundadores da Companhia, Beatriz Quintela, Mark Mekelburg, Anabela Mira, Ana Piu e convidados Ângela de Castro, Ami Hattab, Sérgio Claramunti, Pepa Diaz Meco, Deborah Kaufmann, Claudia Zucheratto.

No Teatro de Almada, Marinheiro de Fernando Pessoa, encenação Alain Olivier.
Nos Comediantes de Lisboa, Uma viagem no fundo do mar, encenação de Jan Gomes, texto de Carlos Completo; Entre outros.
No Teatro dos Aloés – formação prática, Traduções, Danças a um deus pagão de Brian Frield com José Peixoto;
Na Casa da Conveniente, Esta noite improvisa-se, Seis personagens em busca de um autor e Cada um a sua verdade, de Luigi Pirandello com a Mónica Calle.
A Casa de Bernarda Alba de Frederico Garcia Lorca, no Palácio da Independência.
P´lo Teatro Anónimo: Stereotipo, Quem matou o Concierge?, Assalto ao Hotel, foi elemento da Direcção do Colectivo. Colaborou com os Comédia Sport Club no Auditório Biblioteca Orlando Ribeiro em Telheiras e com o Café Improv no Teatro da Comuna em Lisboa.

Conta também com participações em séries, telenovelas, documentários, anúncios publicitários e curtas metragens. Tais como: O Crime do Padre Amaro, Fascínio, Inspector Max, Sanguetinta de Filipe Abranches, Operação Outono de Bruno de Almeida. Curtas metragens, O Poema, Compramos e Vendemos Sentimentos, Manga e Canela, Mortos de Fome, ÚltimoActo, Volver (recriação), Laços Quebrados/Broken Ties, Natália.
Publicidade Unitel, Tv Cabo, Continente, Pingo Doce, Pobreza e exclusão social, Outras Histórias para a C.G.D. Doce Tentação, TVI.

Relacionados