Distrito de Bragança é o que ouve menos rádio a nível nacional

Distrito de Bragança é o que ouve menos rádio a nível nacional

 

Os residentes nos distritos de Bragança e Vila Real são os que ouvem menos rádio.

Os dados são revelados pelo estudo Bareme Rádio da Marktest, em que expressa que os residentes no distrito de Braga são os que ouvem mais a rádio, ao contrário dos residentes em Bragança.

Esta informação surpreendeu os transmontanos.

A razão mais apontada para este facto é que tanto o distrito de Bragança como de Vila Real têm menos população.

microfone

“Não sabia desse estudo. Eu achava que aqui se ouvia muita rádio. Ouço às vezes. Ouve-se menos rádio porque o pessoal tem emigrado todo, está tudo a ir embora, daí não se ouvir rádio, porque há menos gente.” – Elisabete Rodrigues.

“Acho mal. As pessoas deviam falar mais sobre o que sentem. Normalmente não é o que se diz, costumam dizer que se ouve muito a rádio. Uma pessoa não pode falar do distrito de Braga porque não sabemos as circunstâncias que se passam lá, temos que falar no que se passa aqui. Ouve-se bastante, quem ouve a rádio de manhã repara que há muita gente a participar.” – Rufino Pires.

Há macedenses que afirmam mesmo que preferem a rádio à televisão.

microfone

“Há menos gente. Ouço sempre a rádio, é a minha companhia porque ouço e não perco tempo. Com a televisão tenho que olhar e não tenho tempo, só as novelas à noite e nada mais. Há menos gente que lá para baixo, não há empresas, nem trabalhos e todos os jovens saem. Os mais idosos muitas vezes nem sabem lidar com o rádio, preferem a televisão porque vêem alguma coisa, ajuda-os a passar o tempo. Ando sempre muito ocupada então os ouvidos não fazem nada e ouvem.” – Ester Catalão.

“Eu ouço bastante. Gosto mais de rádio do que de televisão. Vai tudo embora, aqui não há condições para viver. Gosto muito de ouvir rádio, eu nunca ligo a televisão em minha casa. Os meus filhos deram-me um rádio de prenda, por eu gostar tanto.” – Maria Espinheira.

Bragança e Vila Real são os distritos onde menos rádio se ouve, um estudo que surpreendeu os transmontanos.

Segundo a informação divulgada pela Marktest, com dados relativos ao ano de 2012, Braga lidera a audiência, com uma percentagem de ouvintes de 61,2%; Lisboa 60,5%; Leiria 59,9%; Porto 59,6; Setúbal 57,3%; Coimbra 57,2%, por fim e abaixo da média nacional, Vila Real com 39% e Bragança com 38%.

 Audiencias rádios

Escrito por Onda Livre

Relacionados