50 amantes da natureza partiram à descoberta do rio Azibo

50 amantes da natureza partiram à descoberta do rio Azibo

“À descoberta do rio Azibo”.

Este é o nome da caminhada que atraiu cerca de 50 pessoas de toda a região à freguesia do Lombo, concelho de Macedo de Cavaleiros.

Uma freguesia cercada pelas paisagens ricas em biodiversidade e com o rio Azibo na sua envolvência.

Há três anos a atrair curiosos e amantes da natureza, o presidente da Junta de Freguesia do Lombo, Armindo Cepeda diz que este ano superaram as expetativas.

E enumera algumas das peculiaridades que podem vislumbrar ao longo da caminhada.

microfone

“Foi o ano em que tivemos mais, rondou sempre os 20/25. O pessoal da aldeia não aderiam tanto, vinha mais gente de Macedo mas este ano foi mais gente da freguesia. A planta mais predominante no Lombo é o olival, temos muitas oliveiras. Estamos numa altura em que as plantas estão floridas. Temos plantas que não é habitual ver todos os dias, tremoços bravos, trovisco, várias plantas. Também temos uma rodeira que é paralela ao rio Azibo. O objetivo é que as pessoas desfrutem da paisagem.”

Ao longo de quatro horas de trajeto, na companhia do rio Azibo, Armindo Cepeda salienta a beleza que envolve a freguesia do Lombo, numa altura em que o verde das encostas contrasta com as águas e as casas típicas que se podem encontrar à beira rio.

microfone

“Este ano choveu muito e o rio está a correr muito, é diferente. No ano passado quando fizemos a caminhada o rio não corria, estava praticamente seco, este ano não. Como choveu muito está tudo verdinho, está tudo florido, acho que correu bem.”

Após comtemplar a natureza e o percurso do rio Azibo, a caminhada culminou com a atuação da Banda Filarmónica do Brinço, no largo da Junta de Freguesia do Lombo.

 

Escrito por Onda Livre 

 

Foto0676

Relacionados