“Está na hora dos portugueses dizerem basta à forma lamentável como o País é gerido há 40 anos”

“Está na hora dos portugueses dizerem basta à forma lamentável como o País é gerido há 40 anos”

 

Basta de incompetência a gerir Portugal.

As palavras são do economista, Camilo Lourenço.

O comentador televisivo e jornalista de economia refere, que são pequenos gestos que fazem a diferença e aconselha os portugueses a que todos os dias façam pequenos esforços que motivem a poupança.

Camilo Lourenço frisa que está na hora de dizer basta à incompetência da gestão do País.

microfone

“Está na hora dos portugueses dizerem basta à forma lamentável como o País é gerido há 40 anos”, sublinha.

“Nós em 34 anos temos três bancas rotas, não há ninguém na zona euro, não há ninguém na união europeia com este registo histórico. Isto quer dizer que estamos a ser mal geridos e basta de incompetência, não é de austeridade. A austeridade só quer dizer que temos que viver com o que temos, não sabemos fazer isso porque ganhamos maus hábitos nos últimos 20 anos e temos que reaprender isso. Basta é de incompetência em Portugal”, frisa.

Em entrevista à Onda Livre, Camilo Lourenço revela uma filosofia focada na boa gestão do orçamento pessoal, e sustenta que só se deve comprar um fato quando há dinheiro para dois.

microfone

“Eu ouvi na Alemanha dizerem que ensinam às crianças na escola primária que só podem comprar um fato quando tiverem dinheiro para dois, não é eu só compro um fato quando tiver um empréstimo para comprar dois, é que eu tenho ali poupança para comprar dois mas só compro um. Isto é que é a filosofia de vida que nós portugueses temos que reaprender, já soubemos fazer isto.”

Camilo Lourenço ensina ainda como fazer uma poupança de curto, médio e longo prazo através de um simples mealheiro.

microfone

“Diz-se a uma criança: tens três mealheiros. O primeiro é o onde vais meter o dinheiro que podes gastar no mês seguinte, o segundo é onde vais por o dinheiro para comprar uma bicicleta ou uma mota e no terceiro não podes mexer nele. O dinheiro que tens no mealheiro é para pagar os estudos no estrangeiro um dia, ou para dar entrada numa casa ou para comprar um carro. É a poupança de curto prazo, médio e longo prazo e funciona”, garante o economista.

“A vida só se faz se formos simples, não vale a pena complicar. A nossa vida muda com pequenos gestos não com grandes gestos uma vez por ano, todos os dias temos que fazer estes esforços”, adverte.

Técnicas simples que podem ser eficazes na hora de conseguir uma melhor e mais rentável poupança no orçamento pessoal proferidas pelo economista, em entrevista concedida à Onda Livre.

 

Escrito por Onda Livre

Relacionados