Dia do Agricultor homenageia fileira agrícola da região

Dia do Agricultor homenageia fileira agrícola da região

 

A agricultura é a âncora da sustentabilidade da região de Trás-os-Montes.

Quem o diz é o vereador da câmara municipal de Macedo de Cavaleiros, Carlos Barroso.

E para celebrar a importância deste setor agrícola, o município assinala, este domingo, a 9ª edição do Dia do Agricultor.

Carlos Barroso enfatiza a relevância da agricultura como uma fileira de subsistência na região.

microfone

“Hoje sem o setor agrícola, a região de Trás-os-Montes não teria sustentabilidade, e como é óbvio, para Macedo de Cavaleiros a relevância é equivalente. Provavelmente iremos atravessar tempos em que cada vez mais a agricultura irá assumir aspetos relevantes, se calhar não será a agricultura a que estamos habituados mas um tipo de agricultura empresarial tendo sempre em conta a sustentabilidade do território, a manutenção do espaço rural, da biodiversidade”, realça.

“Macedo, hoje, é uma referência nesses campos e por isso é que somos um município com bandeira verde, um município com práticas ambientais de referência. É algo que nos orgulha de há uns anos a esta parte.”

O Dia do Agricultor quer afirmar-se como uma homenagem aos homens do mundo rural que fazem da agricultura uma marca identitária do concelho.

microfone

“É uma homenagem que promovemos ao setor agrícola do concelho de Macedo de Cavaleiros. Homenageamos uma atividade que, além de economicamente relevante para o nosso concelho, é importantíssima para a manutenção da paisagem que hoje possuímos. Não me canso de dizer que sem agricultores não teríamos os espaços rurais que hoje temos, não teríamos as potencialidades turísticas que hoje temos e que nos permitem ser um concelho de referência em termos de percursos pedestres e zonas de visitação rural. Tudo isto devemos um pouco aos agricultores, aos nossos homens do mundo rural, que mesmo contra todas as dificuldades mantêm esta atividade”, constata o vereador.

Para o vereador, Carlos Barroso, o território agrícola do concelho de Macedo de Cavaleiros é rico em diversas culturas.

microfone

“Em termos de agricultura, na zona norte, a castanha predomina, temos também o olival. Somos um concelho de transição entre a Terra Fria e a Terra quente, temos um pouco de tudo. Podemos dizer que pertencemos ao solar da raça mirandesa, pertencemos ao azeite de Trás-os-Montes e também temos, felizmente, uma zona relevante de produção de castanha da Terra Fria. Somos um concelho multifacetado, Macedo é uma terra de cruzamentos e de atividade económica”, enfatiza, Carlos Barroso.

As portas abrem-se às 9 horas de domingo para dar as boas vindas aos agricultores, com uma concentração de trator no Parque Municipal de Exposições.

O Dia do Agricultor espera cerca de 600 agricultores e 300 tratoristas, este domingo, em Macedo de Cavaleiros.

A animação do evento estará a cargo da Rádio Onda Livre.

 

Escrito por Onda Livre

Relacionados