“Diálogo entre a Cultura e a Fé” em Balsamão

“Diálogo entre a Cultura e a Fé” em Balsamão

As Jornadas Culturais de Balsamão são, este ano, subordinadas ao tema “Diálogo entre a Cultura e a Fé”.

Para dar um impulso renovado à missão de toda a Igreja, são quatro dias de reflexão e diálogo entre os participantes e os oradores da XVI edição.

Assente nos pilares da fé, da cultura e da esperança, as Jornadas de Balsamão querem enaltecer as comemorações do ano da fé, que está a terminar.

Assim como homenagear o Padre José Manuel Morais, assinalando os dez anos da sua morte.

microfone

 

“Estamos a concluir o ano da fé que foi iniciado pelo papa Bento XVI e que depois foi caracterizado pela publicação da encíclica a luz da fé do Papa Francisco que aproveitou a trabalho já feito pelo Papa anterior e concluiu e ele não teve problemas em dizê-lo.

O facto de celebrarmos os 10 anos da morte da partida para  Pai José Manuel Morais, que era um tema muito querido para ele”, refere.

À procura de uma sociedade mais humana e mais feliz é a mensagem intrínseca a estas jornadas culturais.

O sacerdote, Basileu Pires diz que o objetivo é ir de encontro às várias expressões culturais e enraizar a fé na vida das pessoas.

microfone

 

E nós entendemos aqui por cultura todo o viver humano no esforço quotidiano, tornar esse dever humano mais libertador mais feliz, do viver e do saber.

E ao longo do tempo esta cultura vai-se deixando expressa no património cultural arquitetónico, na pintura, escultura, literatura, e tudo isto é cultura”, refere.

E porque a missão é também ir de encontro aos diversos patrimónios culturais, este ano, um dos dias é em Alfandega da Fé.

A destacar a visita ao Santuário de Santo Antão, que vai ser deslocalizado devido à barragem do Baixo Sabor.

microfone

 

“Queremos conhecer o Património mais de perto, este ano vamos ao Santuário de Sto. Antão da Barca em Alfândega da Fé que vai ser transferido para um lugar mais alto, a Barragem do Baixo Sabor deixava-o a nadar.

Este ano vamos dedicar-nos particularmente a conhecer esse Santuário, em conhecer o património. Visitar alguns frescos como os da Leguinha. E depois reflectir sobre a fé teremos lá D. José Cordeiro que nos falará sobre isso”, frisa.

Há 16 anos a espalhar a fé, as Jornadas de Balsamão esperam cerca de meia centena de pessoas vindas de todo o país.

Terminam com a celebração eucarística marcada para as 12 horas de domingo.

 Escrito por Onda Livre 

Relacionados