“O héli é nosso” Voz do povo volta a ouvir-se a 2 de novembro

“O héli é nosso” Voz do povo volta a ouvir-se a 2 de novembro

Está agendada uma nova manifestação popular pela manutenção do helicóptero do INEM em Macedo de Cavaleiros, para 2 de novembro.

Um grupo de apoio criado nas redes sociais lançou o repto através do Facebook.

Este novo protesto surge na sequência de uma decisão judicial conhecida esta semana e em que o Supremo Tribunal de Justiça deu luz verde à retirada do helicóptero do Nordeste Transmontano.

2 de novembro é o dia dos Fieis Defuntos e a data escolhida pelo movimento criado no Facebook para reiterar a  indignação dos nordestinos.

Ilídio Mesquita, um dos promotores frisa que o protocolo celebrado entre o Ministério da Saúde e os municípios, em 2007, e que garantia o socorro aéreo em troca do encerramento do Serviço de Atendimento Noturno nos centros de saúde, é para cumprir.

E sustenta que, por ser o que mais longe está dos cuidados de saúde, nomeadamente dos hospitais centrais, é no distrito de Bragança que o meio aéreo de emergência é necessário.

microfone

 

“O Governo é uma pessoa de bem e deve cumprir a sua palavra. Por outro lado estando em Macedo está muito mais próximo da população. Não nos podemos esquecer que o Minho e Douro Litoral têm hospitais de referência a 10 quilómetros de ambulância e nós temos populações que estão a duas horas desses hospitais”, sustenta.

 

Ilídio Mesquita revela que lançou um desafio à delegação da ordem dos advogados de Macedo de Cavaleiros para avançarem com medidas que impeçam a retirada da aeronave, pela via judicial.

E volta a apelar a uma união massiva.

 

microfone

 

“Estou convencido que com esta nova providência cautelar que a situação poderá manter-se e também é preciso que a população se una.

Desafiei a delegação da ordem dos advogados de Macedo a fazerem uma providência, qualquer coisa, pela via judicia e espero que os advogados se unam pela causa da saúde do Nordeste Transmontano.

A concentração será na praça das Eiras, em Macedo de Cavaleiros, seguida de uma caminhada até ao heliporto onde está sediado o meio aéreo.

Refira-se que para segunda-feira está agendada uma reunião, em Alfandega da Fé, entre os 12 presidentes de Câmara, em que em cima da mesa está uma ação popular a fim de reverter a situação e conseguir a permanência do helicóptero do INEM em Macedo de Cavaleiros.

Caso hajam novas evoluções sobre os motivos que levam a esta revolta popular, a manifestação será antecipada.

Para dia 2 de novembro, a organização convida os participantes a usarem uma peça de vestuário preta e a levarem velas.

Escrito por Onda Livre 

Relacionados