Essência transmontana à descoberta na Feira da Caça e do Turismo

Essência transmontana à descoberta na Feira da Caça e do Turismo

Macedo de Cavaleiros prepara-se para abrir portas àquele que é já considerado o certame de maior referência da região de Trás-os-Montes.

A partir de amanhã e até domingo todas as coordenadas estão direcionadas para a XVIII Feira da Caça e VIII Feira do Turismo.

Um certame que congrega tradição, inovação e autenticidade, e onde estão representadas as potencialidades económicas do território.

O presidente da câmara municipal, Duarte Moreno frisa que nesta feira está o melhor da região.

 

microfone

“Eu diria que é o maior certame da nossa região.

Nós já estamos na 18ª edição da Feira da Caça e na 8ª da Feira do Turismo. Portanto eu diria que é mesmo da região.

Atrai imensos visitantes. É uma feira que tem muitos expositores e muito visitantes que gostam de vir.

Apostamos em várias coisas, desde o turismo, à mostra de produtos e da gastronomia. Temos tudo dentro de um espaço enorme. O que leva a que as pessoas vão várias vezes à feira, para se poderem também divertir um bocadinho com aquilo que tem no Parque Municipal de Exposições.”

 

Pelo certame transitam périplos de saberes, cores e sabores e onde a subtileza dos odores do tradicional fumeiro deambulam pelos seus corredores.

Duarte Moreno destaca as inúmeras novidades patentes na feira que eleva a fasquia ano após ano.

 

microfone

“Temos muitas novidades.

A Feira da Caça e do Turismo renova-se de ano para ano. Mantemos a fidelidade de muitos expositores, mas há sempre uma renovação.

Temos atualmente 122 expositores, tem como mote a caça nas suas diversas vertentes. Destacamo-nos por oferecer um vasto programa, com atividades para toda a família.

Temos a mostras e venda de produtos de caça, como é mais do que normal; produtos da terra, os restaurantes típicos, com empresários do ramo turístico e para a promoção desta região.

Temos ainda a mostra de espécies cinegéticas, passeios a cavalo e a falcoaria.

Temos um espaço para a realização de negócios e de troca de saberes, nomeadamente com o seminário de geoturismo, que é o motor de desenvolvimento territorial. E também o primeiro encontro de caçadores de Trás-os-Montes.”

 

Por estes dias a hotelaria, o comércio e a restauração são espaços geradores de volumosos movimentos económicos.

São muitos os espanhóis que assiduamente passam pela feira e a ideia é gerar nos visitantes uma indomável vontade de regressar à região.

 

microfone 

“Sim, já podemos dizer que é uma feira internacional.

Há produtores que vêm do país vizinho, e também há consumidores e visitantes.

Divulgamos a feira não só na nossa região, mas também na região vizinha da Galiza.

A importância da Feira da Caça é enorme, nos dias da sua duração, e até os anteriores, porque as unidades hoteleiras esgotam, os restaurantes ganham uma nova dinâmica.

O nosso comércio tradicional tem que explorar esta oportunidade, em que o concelho é visitado por muitas pessoas.

Este evento, além de todo o negócio realizado, direta ou indiretamente, é um ótimo momento de divulgação das nossas potencialidades, com a visibilidade que é dada ao concelho, junto dos visitantes e de outros potenciais turistas.”

A essência da alma transmontana estará representada na XVIII Feira da Caça e VIII Feira do Turismo que abre portas já amanhã e decorre até domingo.

A abertura oficial do certame é sexta-feira às 21 horas, presidida pelo Secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro.

Altura em que decorre o I encontro de caçadores de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados