Caretos e suas tropelias dão as boas vindas a multidões em Podence

Caretos e suas tropelias dão as boas vindas a multidões em Podence

 

Até amanhã, o Entrudo faz-se pela aldeia de Podence, em  Macedo de Cavaleiros onde já se ouvem os frenéticos chocalhos dos Caretos.

Com cerca de 300 habitantes, a freguesia espera por estes dias milhares de pessoas, atraídas pelos tradicionais Caretos e pelas suas tropelias que recriam um Carnaval chocalheiro, irreverente e com uma energia inesgotável.

Estes ritos carnavalescos tão característicos da região transmontana foram ontem recriados por cerca de 70 Caretos, que espalharam tropelias pelas ruas de Podence, naquele que é classificado por muitos, como o mais genuíno dos Carnavais portugueses.

Este ano houve uma miscigenação de Caretos e a ideia é concentrar a tradição em Podence.

microfone

“Nós fizemos o convite através do IPJ, que nos deu algum apoio e alguma informação. E em outros tempos também já o fizemos.

Tivemos caretos de Salsas, de Vale de Porco e de Varges.

Acho que é uma mais-valia para o evento. São rituais de inverno. O que interessa é haver esta união, este espírito de alegria. Nada de rivalidade entre os grupos aqui da região.

Acima de tudo é a confraternização e uma forma de estar diferente num Carnaval diferente, genuíno. Diferente dos outros.”

Numa altura em que a Casa do Careto de Podence comemora 10 anos de vida, o presidente da Associação, António Carneiro diz que o número de pessoas que o Entrudo Chocalheiro cativa ano após ano é a prova do sucesso desta tradição.

microfone

 “Aqui está a prova.

Há dez anos ninguém acreditava neste projeto. O número de pessoas que visitaram Podence falam por si.

Este tipo de iniciativas falam por si. E há que apoiar as parcerias que a Associação dos Caretos tem, fazem com que este evento cresça de ano para ano.

E o propósito desta Associação, manter isso, de uma forma organizada, e conseguir que este evento seja uma mais-valia para a economia de Macedo de Cavaleiros e da região também.”

Os Caretos de Podence são cada vez mais os grandes embaixadores da região, além-fronteiras.

Na próxima semana a viagem é até França.

microfone

“Temos terça-feira, com a queima do mega careto, que vai ser um momento único.

Venham até Podence, venham visitar o Entrudo Chocalheiro, o Carnaval mais genuíno de Portugal.

Os caretos não param. É um processo dinâmico. Todos os meses do ano temos atividades por todo o país e pelo estrangeiro.

Neste caso vamos estar nos próximos dia 13 até dia 17 em Limon, França.”

Os Caretos mascaram-se, geralmente com vistosos fatos de franjas de lã de cores garridas, máscaras de lata, enfiadas de chocalhos à cinta e bandoleiras com campainhas e guizos.

A função desta mascarada, em que os rapazes desempenham o papel de demónios à solta, é a de representar o caos e a desordem, o inverso dos valores dominantes na comunidade.

A festa dos Caretos continua até amanhã na freguesia de Podence.

O encerramento da folia dá-se com a queima do entrudo chocalheiro, uma figura com seis metros de altura, às 18 horas.

Escrito por ONDA LIVRE 

Relacionados