Quase 3 mil idosos vivem sozinhos ou isolados

Quase 3 mil idosos vivem sozinhos ou isolados

A GNR sinalizou 2791 idosos em situação de solidão ou isolamento, sendo mais 205 do que no ano transato.

Destes, 1874 vivem sozinhos, sete vivem isolados, 32 vivem sozinhos e isolados e 878, ou seja mais 131 do que em 2013 vivem juntos mas numa situação de vulnerabilidade e com limitações físicas e/ou psicológicas.

36 idosos foram sinalizados para acompanhamento social e encaminhados para os diversos serviços de apoio.

Estes números foram conseguidos pelo Comando Territorial de Bragança, da Guarda Nacional Republicana, que desenvolveu, entre os dias 15 de janeiro e 15 de fevereiro a “Operação Censos Sénior 2014”, uma campanha de segurança direcionada aos idosos que vivem sozinhos e/ou isolados.

O concelho onde se registaram mais sinalizações foi Vimioso com 634, seguido de Torre de Moncorvo com 451, Bragança 399, Miranda do Douro tem 387, Macedo de Cavaleiros apresenta 280 e Alfândega da Fé tem 171 idosos a viver sozinhos.

Relativamente ao programa “Residência Segura”, aderiram ao mesmo 964 idosos, permitindo assim à Guarda fazer a sua georreferenciação, o que constitui uma mais-valia para localização em caso de ocorrência e/ou emergência.

Durante a operação os militares realizaram 303 ações de sensibilização, e durante a operação foram empenhados 296 militares afetos aos programas especiais, e ainda 152 viaturas.

Durante a operação, foi ainda possível promover ações de sensibilização para que a população idosa adote comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de crime, bem como aplicar o policiamento de proximidade com vista a aumentar o sentimento de segurança na comunidade.

Escrito por ONDA LIVRE 

Relacionados