Macedo de Cavaleiros na vanguarda do empreendedorismo

Macedo de Cavaleiros na vanguarda do empreendedorismo

As capacidades empreendedoras do concelho de Macedo de Cavaleiros estão a traçar um novo caminho, que se quer dinâmico e vigoroso.

Depois de três workshops com os diversos agentes de desenvolvimento local, onde se geraram ensinamentos e directrizes que visam impulsionar o espírito inovador e visionário do tecido social, agora foi subscrito o Protocolo de Compromisso e apresentada a Assembleia de Empreendedores, representada por nove elementos.

Depois da assinatura realizou-se uma reunião para estruturar objectivos.

André Vaz, um dos mentores do projecto “Associa-TE”, identifica as fraquezas que foram encontradas e explana os passos futuros.

microfone

“Vem no seguimento de duas ou três problemáticas que foram elencadas numa das ações de formação, que dizem mais respeito ao associativismo, mas que são transversais a todos os participantes.

É uma atividade que pretende congregar esforços de todas as entidades presentes, e que se pretendem ver resolvidas. Passam pela faltar de atividade e de participação da comunidade e das associações nos eventos umas das outras. E também pelo facto de haver muitas atividades repetidas por diferentes associações, o que também gera um problema a nível de participação.

Esta ideia surgiu desse grupo de trabalho. Para fazer face a essas problemas vai-se tentar criar uma atividade que congrego esforços das várias entidades presentes, e assim uma mega atividade, supra-associativa, supra-entidades, em que vamos tentar potenciar a participação da comunidade e mostrar o que de bem se faz a este nível no concelho de Macedo.”

Congregar energias e trabalhar entre todos e para todos é o que se pretende.

A Câmara Municipal é entidade coordenadora e a vereadora da Cultura, Helena Magalhães enfatiza a vontade e o espírito colectivo que se evidencia com esta iniciativa.

 

microfone

“Representa o culminar de uma vontade de criar essas sinergias, essas vontades de trabalhar em conjunto, de se conhecerem muito bem.

Um dos problemas exposto foi que, as várias associação que existem, e que têm uma dinâmica muito própria, por vezes desconhecem de atividades que têm entre si, e muitas delas são repetidas. O que se pretende aqui é que haja uma planificação conjunta. E estamos a trabalhar para que haja uma mega-atividade, com a participação de toda a gente, e criarmos essas tais dinâmicas de participação, para que o futuro de Macedo de Cavaleiros seja também muito participativo e em que as pessoas se identificam, colaboram e se empenham todas para o mesmo fim.”

 

A Santa Casa da Misericórdia é outro parceiro e um exemplo de empreendedorismo como sustenta, o provedor, Castanheira Pinto.

 

microfone

 

“Como entidade coordenadora, a Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros, em parceria com a Câmara Municipal, sinto-me muito feliz porque está o projeto que está a chegar ao fim, e antes disso, já deu frutos. Esperemos que continue a dá-los no futuro.

Continua a Misericórdia empenhada em fazer as parceiras com a Câmara Municipal, para que estes projetos, e outros, se desenrolem nessa terra.

A Santa Casa está sempre à frente no empreendedorismo, até porque temos várias coisas que demonstramos ser empreendedores, e esta é uma delas, além das outras que funcionam a favor da sustentabilidade da Instituição.”

Helena Costa da empresa Betweien – Challenge and Success, que ministrou os workshops deste projeto diz que Macedo de Cavaleiros é um concelho vanguardista.

microfone

 

“Há algumas dificuldades, no contexto da Educação, que tem que ser mais promotora de uma cultura empreendedora.

Também as questões das dificuldades económicas e de inserção social.

No fundo, é o reflexo daquilo que o país está a viver. Com a diferença que aqui a comunidade quer empenhar-se ativamente na resolução destes problemas, destas dificuldades que por todo o país estão a ser sentidas.

De certo modo, não deixam só ao Estado esse papel de resolução destes problemas, mas tem uma atitude mais ativa, de cidadania mais ativa, e tentam resolver os próprios problemas internamente, com os recursos que têm.

É por isso que é um projeto-piloto.

Macedo de Cavaleiros é um concelho que está à frente neste tipo de projetos, e portanto vai dar certamente dar o exemplo a outros municípios, para que começam a tratar destas questões internamente.”

A Assembleia de Empreendedores é resultante do “Associa-te”, que estimulou um conjunto de acções pela promoção do empreendedorismo tem a assinatura da Câmara Municipal e Santa Casa da Misericórdia, no âmbito do projecto Laços.

 

 Escrito por ONDA LIVRE

 

Relacionados

1 Comment

  1. António
    27/03/2014 at 15:56

    Está na hora de fazer o balanço dos euros gastos. Onde está o produto ???