Agricultura é protagonista em Macedo de Cavaleiros

Agricultura é protagonista em Macedo de Cavaleiros

O mundo rural vai estar em destaque este fim-de-semana em Macedo de Cavaleiros.

São dois dias para celebrar a agricultura, as suas potencialidades e homenagear os homens da lavoura.

Na Mostra Agrícola que irá decorrer no Parque Municipal de Exposições vão estar congregadas instituições, associações, agricultores e as populações das freguesias do concelho com mostras do que melhor se produz na região.

O vice-presidente da autarquia revela que este evento celebra a fusão entre o concurso concelhio de bovinos de raça mirandesa e do dia do agricultor.

 

microfone profissional 4 (1)

“Esta nova Mostra Agrícola resulta da fusão do concurso concelhio da raça mirandesa e do Dia do Agricultor.

Paralelamente acrescentamos a exposição de todo o nosso mundo rural, com esta fusão, um fim-de-semana ao mundo rural, às pessoas espalhadas pelo nosso concelho e distrito.

Encontram-se os resistentes de uma atividade económica que é hoje de grande futuro. Finalmente descobre-se que uma parte do desenvolvimento económico pode passar pela agricultura. Não exclusivamente, mas é uma das atividades que não pode ser esquecida.”

Carlos Barroso fala do sector agrícola como uma âncora da sustentabilidade da região de Trás-os-Montes e estes dois dias visam potenciar as valias económicas inerentes à agricultura.

Um dos objectivos desta Mostra Agrícola é ajudar os agricultores no escoamento dos seus produtos.

 

microfone profissional 4 (1)

“Tem também uma componente comercial, como é óbvio, porque não basta só produzir. É importante comercializar e divulgar.

É essa componente de exposição que tem o objetivo de divulgar, valorizar os produtos das nossas freguesias, de ajudar à economia.

Os municípios não devem interferir na economia, mas devem ser motores de ajuda. Não são comerciantes, mas podem criar condições para que o comércio se faça mais atrativamente para os seus produtores.

É esse o objetivo com esta mostra e com outras atividades que vamos tendo ao longo do ano relacionadas com o mundo rural.”

Carlos Barroso diz que neste fim-semana a ideia é enfatizar o que de bom existe no concelho e fala da programação.

Destaque para a terceira etapa do Campeonato Regional de Maneabilidade Equestre, que segundo o autarca faz a ligação perfeita entre o turismo e o mundo rural.

 

microfone profissional 4 (1)

“O que é importante é realçarmos o que há de bom no nosso concelho.

As instituições, as organizações. Os concelhos, o mundo, a economia, só sobrevive quando realçamos as coisas boas e a nossa terra.

Uma das novidades é o concurso hípico, que visa a mistura de uma componente do mundo rural, que é a criação de equídeos, mas também uma componente turística, mostrando que o mundo rural e o turismo podem caminhar de braço dado ao longo dos próximos anos.

Disso não tenho dúvidas nenhumas, porque para além do potencial agrícola, temo-lo também em termos turísticos em espaço rural, em paisagem, para vender, que é relevante.

E parece-me que é por essa integração das várias atividades económicas que passa o futuro da região.”

O sábado é dedicado ao concurso de bovinos de raça mirandesa, onde estarão os melhores exemplares desta raça e no período da tarde haverá as habituais chegas de bois.

Para domingo, os agricultores são os protagonistas e são esperados mais de 500 tratoristas para realizar a gincana e o sorteio de alfaias agrícolas.

A organização da Mostra Agrícola está a cargo do município de Macedo de Cavaleiros.

 

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados