Carlos Barroso fala da Mostra Agrícola

Carlos Barroso fala da Mostra Agrícola

O mundo rural vai estar em destaque este fim-de-semana em Macedo de Cavaleiros.

São dois dias para celebrar a agricultura, as suas potencialidades e homenagear os homens da lavoura.

Esta semana a jornalista, Lídia Martins entrevistou o vice-presidente do município, Carlos Barroso na Manhã Informativa.

Na Mostra Agrícola que irá decorrer no Parque Municipal de Exposições vão estar congregadas instituições, associações, agricultores e as populações das freguesias do concelho com mostras do que melhor se produz na região.

O vice-presidente da autarquia está expectante quanto ao sucesso deste evento que celebra a fusão entre o concurso concelhio de bovinos de raça mirandesa e do dia do agricultor.

De destacar ainda a exposição de máquinas e equipamentos agrícolas, a realização do Concurso Concelhio de Bovinos de Raça Mirandesa (sábado) e do Dia do Agricultor (domingo). Neste último dia, as atenções centrar-se-ão também no campeonato equestre.

Ao longo destes dois dias, nas duas naves do Parque Municipal de Exposições, serão reunidos produtores e comerciantes do concelho. A maquinaria marca presença, assim como os produtos agrícolas comercializados pelos agricultores e empresas do concelho. Os produtores sem marca própria, marcam presença nos stands das respetivas Juntas de Freguesia, convidadas a estarem presentes pela Câmara Municipal.

O sábado, pela manhã, é dedicado ao concurso de bovinos de raça mirandesa, reunindo os melhores exemplares desta raça no concelho. Pela tarde, decorrem as tradicionais chegas de bois.
No domingo, é Dia do Agricultor. Iniciativa já com 10 anos de existência, que reúne anualmente mais de 500 tratores dos agricultores do concelho. De manhã realiza-se o seminário “A importância da agricultura na biodiversidade” e à tarde a gincana de tratores, para testar a destreza dos lavradores ao volante destas máquinas agrícolas, seguida do sorteio de alfaias.
Nesta tarde de domingo, salienta-se também a realização, inédita em Macedo, da 3ª etapa do Campeonato Regional de Maneabilidade Equestre.
A organização da Mostra Agrícola é da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, reunindo um conjunto de organizações parceiras, no sentido de potenciar o setor agrícola e gerar uma nova oportunidade de geração de riqueza para os agricultores e produtores do concelho.

Ouça aqui a entrevista na íntegra:

microfone profissional 4 (1)

Nesta conversa, Carlos Barroso relembrou a importância do regadio e o facto deste estar sub-aproveitado e enfatizou a existência do novo quadro comunitário de apoio, incentivando os agricultores a apostar em fundos comunitárias para relançar a economia.

Relacionados