Governo já não garante Centro do Azeite e da Azeitona

Governo já não garante Centro do Azeite e da Azeitona

O Centro Nacional de Competências do Azeite e da Azeitona poderá já não ficar em Mirandela, como tinha sido anunciado pelo Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agro-Alimentar, em Março passado.

Questionado sobre a localização desta infra-estrutura, Nuno Vieira e Brito, disse, em Bragança, que a localização deste centro depende da mobilização das associações do sector.

microfone profissional 4 (1)

As declarações algo contraditórias de Nuno Vieira e Brito, já que, em Março, quando confirmou o encerramento do Laboratório de sanidade animal de Mirandela, anunciou também que era intenção do Governo abrir um centro nacional de competência do sector do azeite, naquelas instalações situadas na Quinta do Valongo. Um registo que agora recordamos.

microfone profissional 4 (1)

Depois destas declarações, aquele membro do Governo deixa no ar a ideia que o Centro nacional de competências do azeite pode afinal não ficar em Mirandela. Declarações que já motivaram a reacção do presidente da Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes. Américo Pereira diz que alguém está a mentir neste processo.

microfone profissional 4 (1)

Recorde-se que o próprio Diretor Regional de Agricultura do Norte, Manuel Cardoso, quando confirmou o encerramento do laboratório, em finais de Fevereiro, mostrava-se confiante de que seria aumentado o investimento naquela infra-estrutura, referindo-se precisamente ao centro de competências do azeite

microfone profissional 4 (1)

Conferimos as declarações do diretor regional de agricultura, há cinco meses, quando se referia ao centro de competências do azeite. Agora, o Secretário de Estado da Alimentação dá o dito por não dito e não garante o Centro de Competências do Azeite em Mirandela, ao contrário do que tinha anunciado em Março passado, numa visita à Quinta do Valongo, em Mirandela.

 

Informação CIR

Relacionados