20 toneladas de castanha roubadas de armazém

20 toneladas de castanha roubadas de armazém

Ressalva-se, que, a título ilustrativo, foi utilizada uma fotografia de arquivo, onde figuravam instalações da Cooperativa Soutos Os Cavaleiros, foi usada a cariz ilustrativo.

Como se pode comprovar pela leitura da notícia, trata-se de um acontecimento fora do concelho macedense.

Fica, deste modo, o reparo da situação para todos que, eventualmente, se possam ter sentido de algum modo lesados.

Cerca de vinte toneladas de castanha foram roubadas na madrugada de segunda-feira de um armazém em Oleiros, freguesia de Gondesende, no concelho de Bragança. Estima-se que o prejuízo ronde os 40 mil euros.

Um dos sócios da empresa de comercialização de produtos agrícolas, José Afonso, conta quando chegou ao armazém, na segunda-feira de manhã, as castanhas tinham desaparecido.

microfone profissional 4 (1)

 

“No domingo a noite cheguei aqui com uma carrinha de castanhas, coloquei-a no armazém, abri este portão, abri aquele. Deixei-a lá e havia lá muitas mais castanhas.

Na segunda de manhã quando cheguei aqui acompanhado de umas senhoras que trazia para apanharem castanhas para nós. Este portão encostado e chego ali aquele portão estava aberto e quando vou ver faltavam lá as castanhas.”

 

O empresário apresentou queixa na GNR de Bragança, que está a investigar o caso. Durante a investigação as autoridades identificaram pegadas de cinco pessoas que terão estado envolvidas no assalto.

Apesar de não ter suspeitas, José Afonso lamenta que haja compradores que ainda não exigem factura, o que permite o escoamento de castanhas roubadas.

microfone profissional 4 (1)

 

“O que me parece é que com a quantidade de castanhas que era, alguém a deve comprar fora do contexto de faturação.

Porque se toda a gente que trabalha com estes produtos cumprir a lei e faturar eles não têm hipótese de a ir vender, não estamos a falar de uma saca de castanhas, nem duas, nem três.

Agora para eles terem mercado para esses produtos, alguém a compra sem ser faturada, ou fora daqui. no estrangeiro, em Espanha ou outro país qualquer.”

 

O armazém assaltado situa-se à entrada de Oleiros, junto à Estrada Nacional 503 , o que fez com que o assalto tenha passado despercebido aos habitantes da aldeia.

Esta foi a primeira denúncia relacionada com furtos de castanhas que chegou à GNR de Bragança, este ano.

Informação CIR (Rádio Brigantia)

Relacionados