Num ano, bebés duplicam em Moncorvo

Num ano, bebés duplicam em Moncorvo

Até ao final deste ano, Torre de Moncorvo deve duplicar o número de nascimentos de 2013: de 18 para 36 novos bebés.

Um facto que pode ser ainda mais relevante se tivermos em conta que o ano passado foi o concelho do país com a pior taxa bruta de natalidade, com 2,5 nascimentos por cada mil habitantes.

Esta nova realidade é encarada pela vereadora Piedade Menezes como um sinal de esperança para o futuro.

As razões deste aumento de natalidade não são conhecidas, mas a vereadora acredita que também se deva a novas famílias que se fixaram no concelho.

Este desejo pode ser aumentado através de alguns apoios sociais que estão a ser estudados pelo Município.

Joana Teixeira, 31 anos, é uma das novas mães de Moncorvo. Teve o Santiago há dois meses, e garante que o interior é uma boa região para viver e ter filhos.

Joana Teixeira contribuiu com um filho para o aumento da natalidade, este ano, em Torre de Moncorvo, que deverá duplicar os 18 nascimentos do ano passado. Já nasceram 31 crianças e até 31 de dezembro prevê-se que ainda nasçam mais cinco.

Em termos nacionais a tendência nacional ainda é de recessão: Nos primeiros nove meses de 2014 nasceram 61.421 bebés, menos 463 do que em igual período do ano passado. E mesmo que o ritmo do declínio tenha desacelerado, dificilmente este último trimestre renderá os 21.366 nascimentos necessários para igual 2013, ano de mínimos históricos com 82.787 novos bebés.

Informação CIR (Rádio Ansiães)

Relacionados