Período de consulta aberta dos Centros de Saúde da região alargados para descongestionar serviços de Urgência

Período de consulta aberta dos Centros de Saúde da região alargados para descongestionar serviços de Urgência

Para responder ao surto de gripe que tem assolado a região e todo o país, os Centros de Saúde de Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Bragança  prolongaram o horário da consulta aberta.

Ao longo de duas semanas, que se prevê ser o período de duração deste surto, nos dias úteis vai ser possível recorrer à consulta aberta das 8h às 22h e ao fim de semana das 14h às 20h, segundo informa o diretor clínico da ULS Nordeste, Domingos Fernandes.

microfone profissional 4 (1)

“No contexto deste surto de gripe e antecipando meia hora de afluência aos serviços desta Unidade Local de Saúde, alargamos o funcionamento nas cidades de Macedo de Cavaleiros, Bragança e Mirandela da consulta aberta que passará a funcionar ininterruptamente entre as 8 e as 22h nos dias úteis e das 14h às 20h no fim de semana. Fizemo-lo obviamente porque na sua globalidade estamos a falar de situações benignas com excelente atendimento nestes estabelecimentos de Saúde dos Cuidados de saúde primários, portanto nos Centros de Saúde próximos do seu médico de família.”

O diretor clínico deixa o apelo para que a população não recorra às unidades de Urgência em caso de gripe ou constipação.

Para além da consulta aberta, Domingos Fernandes relembra que os utentes podem utilizar a linha telefónica Saúde 24 (808 24 24 24).

microfone profissional 4 (1)

“Tratar bem as pessoas nos espaços mais adequados e apelando obviamente também a população para a utilização da Linha Saúde 24 que em muito as ajudará em termos de aconselhamento e referenciação para o nível de cuidados que necessitam, ou seja, falando com a Linha Saúde 24 lá vão obter orientações á cerca do nível de cuidados para saberem onde se deverão dirigir para receberem os melhores cuidados de saúde. Estamos a proporcionar a estas pessoas o atendimento mais célere em consulta aberta com melhor qualidade, melhor conforto destes utentes e com um ótimo atendimento, isso permitirá também que os doentes urgentes ou emergentes tenham um atendimento mais rápido nos serviços de urgência.”

O novo horário já está a funcionar desde ontem. Calcula-se que o surto de gripe se prolongue por duas semanas.

Só nesta semana, a afluência ao serviço de Urgência aumentou significativamente no nordeste transmontano, em relação a dezembro e às primeiras semanas de janeiro. Macedo de Cavaleiros foi o concelho que registou um maior aumento, com 28,3%, ao passar de uma média de 60 episódios de urgência para 77. Segue-se Mirandela, onde em média 118 pessoas passaram pela urgência, elevando o número das semanas anteriores, de 93 atendimentos diários (mais 26,9%). Em Bragança, no mesmo período de tempo, 120 pessoas recorriam à unidade. Na passada semana foram, em média, 152 os casos atendidos ( mais 26,7%).

 

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados