Município de Vinhais criou 100 empregos em 2014

Município de Vinhais criou 100 empregos em 2014

A Câmara Municipal de Vinhais anuncia que integrou no ano passado mais de 100 desempregados do concelho. A autarquia está a aproveitar os programas de inserção profissional do Instituto de Emprego e Inserção Profissional para reforçar o número de colaboradores e, ao mesmo tempo, contribuir para a redução do número de desempregados.

O presidente do Município, Américo Pereira, não tem dúvidas que esta medida é importante para melhorar a situação de alguns desempregados.

microfone profissional 4 (1)

 

“Inserimos cerca de 100 desempregados.

Trata-se de um movimento superior a 300 mil euros, em que 70% foram financiados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.

 Vivemos numa economia extremamente difícil, numa altura, aliás, extremamente difícil. Portanto, tudo aquilo que é possível no sentido de ajudar a melhorar as condições de vida, acho que as autarquias têm essa obrigação. Nós temos estado atentos e estamos a cumprir com este nosso dever.”

Questionado sobre a contratação destas pessoas, Américo Pereira confessa que foi possível criar alguns postos de trabalho, mas lembra que é difícil avançar para a contratação definitiva numa altura em que as autarquias têm várias restrições ao nível da contratação.

microfone profissional 4 (1)

“Em termos de contratação definitiva, é, naturalmente, mais complicado. Para alguns tem-se conseguido programas e ocupações mais prolongados no tempo e alguns mesmo com caráter definitivo, mas nós sabemos muito bem que hoje toda a política laboral e todo o trabalho são precários. Já lá vai o tempo em que tínhamos o mesmo emprego para toda a vida. Isto é opção política que o país tem seguido nesta matéria e temos que trabalhar dentro daquilo que são os parâmetros que são conhecidos. Agora o que é certo é que todas estas pessoas continuam a ver resolvidos alguns problemas de subsistência.”

 

Este ano o Município de Vinhais vai continuar a acolher desempregados através destes programas e também jovens recém-licenciados através de estágios profissionais.

Ainda assim o desemprego no concelho de Vinhais tem vindo a aumentar. Segundo as estatísticas divulgadas pelo IEFP, em Dezembro do ano passado estavam inscritas 446 pessoas, já o mês passado o número subiu para 471 desempregados inscritos no concelho de Vinhais.

Informação CIR (Rádio Brigantia)

Relacionados