Associações macedenses recebem cerca de 110 da autarquia em 2015

Associações macedenses recebem cerca de 110 da autarquia em 2015

Um apoio fundamental para as instituições do concelho.

É assim que Duarte Moreno, presidente do município macedense, descreve cerca de 110 mil euros, orçamento idêntico ao ano transato, que ontem foram divididos por 24 entidades.

microfone profissional 4 (1)

“São a volta de 16 associações, 6 delas desportivas, e 2 juntas de freguesia.

Estamos a falar num montante envolvido que ronda os 110 mil euros. Não é muito, mas é significativo para a vida das associações, e para eles poderem desenvolver a sua atividade ao longo deste ano.”

 Na assinatura pública dos protocolos de colaboração Duarte Moreno explica ainda que as associações tiveram de entregar relatórios de atividades anuais, para garantir que o concelho tem iniciativas potenciadoras do setor do Turismo. E, por isso, é uma parceria entre todos.

microfone profissional 4 (1)

“Estes apoios são fundamentais para as associações . Nós tivemos alguma necessidade de fazer uma seleção de todos os projetos, e de todas as atividades que fazem, porque queremos que o nosso concelho seja atrativo e que seja potenciador de turismo para o concelho em si.

Daí essa necessidade de efetuar esses relatórios de atividades, que as associações têm que nos entregar.

Eu diria que sim que a câmara tem uma parceria com as associações e este apoio é fundamental para elas sobreviverem, ou o movimento associativo não conseguia fazer as suas atividades. É uma pequena ajuda que a câmara dá mas é bastante significativo para as próprias associações.”

A Associação Banda 25 de Março, que actualmente tem 52 elementos, este ano duplicou o valor que vai receber. 2 mil euros que são uma boa ajuda, mas que não chegam para cobrir todos os gastos da banda, afirma o presidente da associação António Vila Franca.

microfone profissional 4 (1)

“Todos os cêntimos são importantes para a nossa atividade. Para os nossos gastos, não chega, mas é sempre uma ajuda.

Este dinheiro vai ser aplicado nas despesas correntes com os instrumentos e fardamentos. Não é fácil, é preciso ter muito gosto pela música, muita união do grupo. É assim que as coisas vão funcionando não é pelo dinheiro em si, se não, não nos conseguiríamos manter pois não usufruímos mais nenhum apoio a não ser o da autarquia e o dinheiro que vem das nossas atuações.”

A maior fatia do financiamento ficou destinada às associações desportivas que integram formação.

Em agosto deste ano, as associações terão de entregar outro relatório de atividades, para definir os apoios para 2016, cuja distribuição deve acontecer em janeiro.

 

 

Relacionados