Assunção Cristas espera que regadio aumente a produção agrícola

Assunção Cristas espera que regadio aumente a produção agrícola

A ministra da agricultura tem a expectativa de que com o aumento das oportunidades de regadio seja aumentada a produção agrícola na região. Assunção Cristas esteve na tarde de terça-feira em Alfândega da Fé para inaugurar a nova rede de rega do aproveitamento hidroagrícola da Estevaínha, onde salientou a importância do empreendimento para a reconversão de culturas de sequeiro em regadio.

 reduzido 3

“O regadio é extraordinariamente importante para o nosso país e aqui em Trás-os-Montes. Em Alfândega da Fé nós vemos, com a conclusão desta obra, a possibilidade de reconverter culturas e isso é muito importante para que agora os agricultores possam fazer a sua escolha, reconvertendo áreas que estão antigas ou abandonadas para novas culturas. E com a água têm a possibilidade de ter uma oferta, um leque de escolhas muito maior. Isso também, naturalmente, vai ser mais atrativo para os jovens agricultores que se procuram instalar.”

A intervenção de modernização na barragem de 47 anos representou um investimento de cerca de um milhão e 200 mil euros e permitiu o aumento da área do perímetro de rega de 196 para 270 ha.

Joaquim Ribeiro da associação de regantes e beneficiários de Alfândega da Fé explica a importância desta requalificação.

 reduzido 3

“Permite um outro tipo de agricultura e estende-nos horizontes e opções económicas à disposição. E nessa medida, foi uma obra muito importante. Estes regadios já têm cerca de 47 anos, quase 50. Ao longo da sua longa vida já sofreu várias peripécias e nos últimos anos encontrava-se em adiantado estado de degradação. Esta reabilitação acabou por, no fundo, ser quase uma obra nova porque a tubagem foi toda posta de raiz.”

A ministra sugeriu que o exemplo seja seguido e se aumente a aposta no regadio, destacando a relevância de se aproveitar os apoios comunitários para esta área. As medidas que devem abrir em breve podem em alguns casos ter uma comparticipação de 100 por cento.

reduzido 3

“Lembro que este é um tempo importante para se aproveitar estas verbas porque, na reforma e negociação da política agrícola comum, o regadio estava para ficar de fora. Portanto, tudo o que pudermos fazer nestes 7 anos são ganhos para o nosso país. Deixei já uma palavra de incentivo à cooperativa, à associação de regantes, às camaras municipais para que, junto com a administração central, se empenhem para podermos ter bons projetos a serem candidatados e já há alguns. É possível fazermos bons regadios e requalificar os já existentes com taxas com participação na ordem dos 100%.”

A obra de renovação durou cerca de um ano e está agora pronta para a primeira campanha de rega.

Informação CIR (Rádio Brigantia)

Relacionados