Moncorvo enche-se de flores para lembrar Constantino

Moncorvo enche-se de flores para lembrar Constantino

De hoje e durante os próximos dias, Torre de Moncorvo está vestido de flores para homenagear Constantino, o rei dos floristas.

É a segunda edição de uma festa dedicada a Constantino, o moncorvense abandonado na roda, no século IXX, e que haveria de ser o primeiro emigrante de sucesso português, famoso pela mestria com que imitava flores naturais.

Este ano, foram mais de 200 as pessoas que dedicaram tempo a fazer flores de papel para decorar as ruas, mais do que no ano passado. E há mais novidades, como nos conta o presidente da câmara, Nuno Gonçalves.

reduzido 3

Estão ainda programados ateliês de flores, visitas guiadas e animação musical.

reduzido 3

As novidades não se ficam por aqui. Amanhã à tarde vão ser lançados três livros, de três poetas da vila. A edição dos livros foi apoiada pelo município, e Nuno Gonçalves faz uma comparação entre estes escritores e Constantino.

reduzido 3

“Todos os diamantes têm uma falha, mas as flores de Constantino, nenhuma”, frase dita pela rainha Vitória de Inglaterra. Algumas dessas flores ainda podem ser vistas em Moncorvo, e durante três dias, até domingo, a vila está florida para relembrar aquele que, em unanimidade pelas cortes da Europa, foi chamado de rei das floristas.

 

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados