Areias do Azibo preparadas para receber voleibol

Areias do Azibo preparadas para receber voleibol

Por Macedo de Cavaleiros já se ultimam os preparativos para três fins-de-semana que prometem ser quentes.

As areias do Azibo vão voltar a ser palco de importantes provas de voleibol. De amanhã e até domingo muitos atletas começam a aquecer com o torneiro internacional WEVZA (Wertern European Volleyball Zonal Association), por onde vão passar algumas das promessas da modalidade a nível europeu. Leonel Salgueiro, Diretor Técnico Nacional da Federação Portuguesa de Voleibol, diz que para muitos atletas o WEVZA vai ser uma preparação para o Campeonato Europeu de Sub 22, apontado mais para o final do mês.

reduzido 3

“Inclusive, alguns dos atletas que estarão por cá este fim-de-semana, estarão novamente no Campeonato Europeu. Portanto, este será também um treino de preparação para eles.”

Por Macedo, o setor hoteleiro já está lotado, e por isso os atletas estão instalados no Hotel D.Dinis, em Mirandela, onde logo mais, às 21.30h, vão ficar a conhecer em sorteio os adversários de amanhã.

A associação WEVZA foi criada recentemente, e é constituída por 8 países. No ano passado, apenas 3 participaram na primeira edição (Portugal, Espanha e Holanda). Este ano, juntam-se duplas da França e Alemanha. Ficam ainda em falta as participações da Itália, Bélgica e Suíça para ter um pleno dos associados.

Mas há mais novidades este ano. Estão a ser montados 5 campos, exigências do Europeu, e os lugares nas bancadas subiram para 1000. Leonel Salgueiro garante ainda que é fácil organizar um evento desta envergadura no concelho macedense.

reduzido 3

“Este ano foi feito um upgrade. Temos mais campos montados na praia. Inicialmente, tínhamos 3, depois passámos a ter 4, e agora temos 5 – 1 principal e 4 de aquecimento pela praia (da Ribeira).

Este ano, o município teve o quando de pôr areia com mais qualidade do que a que tinha. Sem falar na prestação de serviços. De algum modo, é fácil organizar uma prova cá.”

Ao todo, até ao final do mês, entre atletas, treinadores e equipas técnicas, cerca de 500 profissionais vão trazer o vólei à Praia da Ribeira, no Azibo. Este fim-de-semana realiza-se a segunda edição do torneiro internacional WEVZA, depois chega a final do Campeonato Nacional, entre 14 e 16, e entre 26 e 30 há Campeonato Europeu sub 22.

A organização relembra que a entrada é gratuita, e que todos estão convidados a fazer parte desta festa do desporto.

 

Foto: Federação Portuguesa de Voleibol

 

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados