llha do Sal foi uma das mais fustigadas pelo Furacão Fred

llha do Sal foi uma das mais fustigadas pelo Furacão Fred

A Ilha do Sal, geminada com Macedo de Cavaleiros desde 2008, foi uma das mais afetadas pelo furação Fred, que passou pelo arquipélago de Cabo Verde.

Esta manhã, o primeiro-ministro local, José Maria Neves, dava conta que cerca de 50 famílias ficaram desalojadas. Ficaram ainda estragos em aeroportos, estradas e portos.

Na Ilha do Sal, o aeroporto ficou danificado, assim como outras infraestruturas. Ainda não há previsão do custo dos prejuízos deixados pela força da natureza. A força das águas destruiu também parte do Pontão de Santa Maria, ponto turístico da cidade.

O município macedense, na voz do presidente, Duarte Moreno, enviou já uma mensagem ao homólogo cabo-verdiano, Jorge Figueiredo, onde é expressa a solidariedade do concelho para com o povo da ilha. Na mensagem pode ser que “Num momento em que as previsões apontam melhorias nas condições meteorológicas, venho expressar-lhe a solidariedade do Município de Macedo de Cavaleiros para com o povo irmão da Ilha do Sal, em particular, e todos os Cabo-verdianos de uma forma mais alargada”. Termina a mensagem com o desejo de que tudo regresso à normalidade “o mais breve possível”.

Não há vítimas a lamentar, somente danos materiais, e neste momento o furacão, que já passou à categoria de tempestade tropical, está já a afastar-se do arquipélago.

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados

Comentar