Diminuir o tempo de internamento e de recuperação depois de colocar prótese no joelho pode ser possível

Diminuir o tempo de internamento e de recuperação depois de colocar prótese no joelho pode ser possível

O tempo de recuperação e de internamento depois de uma intervenção para colocar uma prótese no joelho pode vir a ser diminuído.

É nesse sentido que se trabalha no Serviço de Ortopedia de Macedo de Cavaleiros, onde estas cirurgias representam mais de 16% das intervenções realizadas anualmente, conforme nos conta o diretor do serviço, Afonso Ruano.

reduzido 3

“Globalmente, as nossas cirurgias aqui em Macedo de Cavaleiros rondam as 1400/1500 pessoas em ortopedia.

Quanto às próteses do joelho, que é uma patologia frequente na nossa zona, rondam as 250 próteses de joelho, considerando um ano “normal”, e é um volume pesado a nível de cirurgias que implicam recuperação. Estamos a tentar criar outro sistema ainda mais evoluído que se chama a recuperação rápida do doente que passa por tomar as medidas que permitam que a recuperação do utente seja o mais rápido possível.”

É complicado compactar este programa em pouco tempo e com pormenor. O que é certo é que para reduzir o tempo de recuperação, é necessário trabalhar o que se faz antes e depois da operação.

reduzido 3

“Implicam algum tipo de recuperação e o tempo de internamento rondará os seis ou sete dias. O que pretendemos é reduzir, isto é, quando menos tempo uma pessoa estiver internada melhor. Habitualmente as pessoas pensam que os riscos de infeção são maiores, mas estamos a resolver isso tudo.

Estamos a reduzir isso, o que implica uma melhor recuperação. Para reduzir há programas que ainda levariam algum tempo a explicar. Estamos a tentar criar esse programa de recuperação rápida, é muito mais importante o que se faz antes, a montante e a jusante, e a cirurgia é apenas uma parte de tudo isso.”

Esta é uma patologia comum na região, principalmente nas idades mais avançadas. Tenta-se agora reduzir o tempo de internamento e de recuperação. De relembrar que o Serviço de Ortopedia em Macedo de Cavaleiros foi distinguido com  Grau de Excelência Clínica, a par do Serviço de AVC.

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados