Piaget prepara remodelação para receber alunos outra vez

Piaget prepara remodelação para receber alunos outra vez

Uma restruturação e revitalização do ensino no Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros.

É a promessa que serve de base àquilo que pode ser o desenhar de um novo futuro para a instituição, que agora fica inserido no Instituto Jean Piaget Norte – que inclui Macedo de Cavaleiros e o Porto – e que vai permitir, por exemplo, a partilha do corpo docente.

A oferta formativa vai ser reforçada e ampliada, tendo como espinha dorsal aquela que passa a designar-se Escola Superior de Educação, Gestão, Hotelaria e Turismo.

A novidade é avançada por Armando Queijo, que esteve ligado ao instituto superior de Macedo de forma mais ativa entre os anos de 1988 e 2000. Regressa agora como diretor do ensino superior do Campus Académico de Macedo.

reduzido 3

“Estamos em condições de poder dizer neste momento que, na sequência de uma reunião que teve lugar no passado mês de dezembro, mais precisamente no dia 22 em Lisboa com o Senhor Diretor Geral do Ensino Superior, ficou assente que o Instituto Piaget continuaria a sua atividade de Ensino Superior no Campus Académico em Macedo. Este facto só por si já é muito importante porque tendo estado em cima da mesa a possibilidade de fecho do Campus, abre-se agora uma nova porta de continuidade desta atividade.”

Mas não só o ensino superior vai fazer parte destas novas ofertas formativas.

reduzido 3

“Posso dar em primeira mão a notícia de que vimos aprovado no passado mês de dezembro a Escola Profissional Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros. Esta escola será também uma mais-valia muito importante na medida em que responderá a outro público permitir-nos-á captar a luz de um outro público que não o Ensino Superior e portanto ao mesmo tempo constitui-se a âncora, um suporte, digamos assim para o Ensino Superior; na medida em que, até, os alunos futuramente poderão depois vir a continuar os seus estudos a nível do Campus no próprio Ensino Superior.

Esta escola profissional irá, entre outros cursos que vamos também propor e que pensamos que poderão ter lugar já a partir do próximo ano letivo, mas, desde já, está assente que terá cursos profissionais na área do termalismo, do ambiente e turismo rural, hotelaria e turismo e técnicos de apoio psico-social, bem como técnicos auxiliares de saúde.”

Armando Queijo confirma ainda que alguns materiais foram retirados do campus de Macedo, para serem encaminhados para outros, tanto a nível nacional como no estrangeiro. Um ato de “boa gestão”, considera.

reduzido 3

“Mas não quer dizer que nesta fase de renovação e de reestruturação que aquele equipamento que seja necessário não regresse, se for possível, ou não se adquira de novo.

Além do mais, posso dizer que o Campus ainda dispõe de muito equipamento que neste momento, não sei dizer se é ou não suficiente, para a oferta formativa que vamos ter, porque ainda estamos na fase de definição exata da oferta formativa. Até direi mais: espero que o equipamento que temos cá, que não seja suficiente para essa oferta formativa, porque isso é bom sinal. Logicamente que ao falarmos da oferta formativa estamos seguramente a falar de mais ofertas de trabalho, quer de docentes quer de não docentes, como auxiliares de secretaria.”

Sobre este assunto, Armando Queijo confessa ainda que serão precisas algumas obras nos edifícios, que acusam a falta de uso, mas garante que, no essencial, tudo está em bom estado e apto para receberem alunos novamente.

Recorde-se que desde 2003 que o Piaget de Macedo vinha a sofrer um declínio gradual, chegando a pior fase há dois anos, quando deixou de ter alunos. Mais recentemente, em setembro do ano passado, acolheu uma formação, em parceira com o IEFP, voltada para jovens licenciados no desemprego.

Os novos pilares do Instituto Jean Piaget passam a ser não só o ensino superior, como também para o ensino profissional. Os ponteiros voltam-se para a Gestão e para a Hotelaria e Turismo, beneficiando das mais-valias da região nessas áreas.

Um terceiro pilar passa pela colaboração com outras entidades. Poderão estar na calha protocolos com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e com a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.

A oferta formativa deve ser revelada dentro de poucos meses, com intenção de reabrir o campus no próximo ano letivo. Fica descartada desta remodelação o campus de Mirandela, que deve manter a aposta no Instituto Jean Piaget Alimentar. Helena Chéu, que ocupava o cargo de diretora do Campus do Nordeste, estará agora mais ligada a este setor, ainda que, segundo avance Armando Queijo, os postos diretivos sejam, neste momento, uma área por definir na instituição.

 

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados

3 Comments

  1. Pedro
    12/01/2016 at 19:59

    Abençoado Armando Queijo! Este sim devia ter lugar na Câmara Municipal pois mexe-se onde é preciso…

    Esperemos que a afluência de alunos volte ao que era. Faz bem aos negócios.

  2. Macedensedegema
    12/01/2016 at 21:05

    Mas alguém acreditará no que este homem diz….tenho a certeza do que está projetado para o Instituto Piaget de Macedo não é da autoria dele. Que deixe trabalhar quem está a trabalhar bem.

  3. Jorge Couto
    24/01/2016 at 15:12

    Segundo amigos meus, disseram que este Armando Queijo foi o impulsionador do fecho do Piaget de Macedo de Cavaleiros por questões politico/partidárias. Uma autêntica vergonha que os Macedenses não esquecem.