Alunos do pré-escolar dedicam-se às rimas e já têm um livro

Alunos do pré-escolar dedicam-se às rimas e já têm um livro

As rimas feitas por 17 alunos do pré-escolar do Polo I de Macedo de Cavaleiros,  agora estão reunidas no livro “As rimas dos nossos nomes”, ilustrado por desenhos dos próprios autores.

O culminar do trabalho de todo o ano letivo, explica a educadora de infância, São Pires.

reduzido 3

“Eles começaram a descobrir as rimas e a entusiasmar-se. Esta brincadeira, que desenvolveu muito a consciência fonológica, levou a que fizessem rimas com os nomes deles. Mais tarde, surgiu a necessidade de registar, porque muitas vezes esqueciam-se ou não sabiam se todos os meninos já tinham uma rima.

Depois de escrito, juntámos as folhas, e pensámos ‘isto podia dar um livro.’ “

O resultado é uma edição “caseira” e reduzida, de 20 exemplares, que foi apresentado à comunidade escolar. Os pequenos escritores, que têm entre 3 e 5 anos, mostram-se orgulhosos.

reduzido 3

“Fizemos um livro das rimas, e desenhos, para depois mostrarmos aos pais.”

“Fizemos rimas com tudo, a pegar na primeira letra. Do que eu gostei mais, foi das minhas rimas.”

“Construímos um livro, e temos as nossas rimas lá. Acho que é importante ter um livro.”

É também uma forma de estimular os mais novos para a leitura e, quem sabe, para a escrita.

reduzido 3

“Tenho a certeza que sempre que encontrem um livro, vão querer vê-lo, porque têm a experiência de poder encontrar algo de interesse.

Este fio condutor, do interesse pelos livros, devo começar logo no pré-escolar. Agora há a leitura digital e em placard, mas o livro ajuda a criança a desenvolver-se, quer seja na direcionalidade, pelo folhear, como por toda a envolvente, como o cheiro. É uma mais-valia. Estes meninos podem ser, no futuro, bons leitores, graças a estas atividades. E, quem sabe, até escritores.

“As rimas dos nossos nomes”, o livro que transformou 17 crianças do pré-escolar de Macedo de Cavaleiros em escritores e ilustradores.

Ouça a peça aqui:

reduzido 3

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados