Macedo de Cavaleiros vai ser a meta da 3ª etapa da Volta a Portugal

Macedo de Cavaleiros vai ser a meta da 3ª etapa da Volta a Portugal

A 78º Volta a Portugal começa a 27 deste mês, e termina dia 7 de agosto. E em 2016, depois de 19 anos, Macedo de Cavaleiros conta com uma etapa de chegada.

Será na 3ª etapa, uma das mais duras. Liga Montalegre ao nordeste transmontano, com quase 159 quilómetros, 37 deles no concelho macedense.

Já a preparar toda a logística está Joaquim Gomes, diretor de prova, que nem encontra explicações para que a prova tenha estado ausente tanto tempo da região.

reduzido 3

“Antes de mais porque o nordeste transmontano tem uma forte presença na Volta a Portugal, competição que, a título de curiosidade, em 2017 cumpre 90 anos de história. Macedo teve sempre uma forte presença, e encontro até alguma dificuldade em justificar uma ausência tão longa. Regressou no ano passado com uma partida de etapa. E este ano, finalmente, o evento mais apetecível, o final de uma etapa. justamente recuperado por Macedo em 2016.”

Para esta etapa, que conta para um Prémio de Montanha de 2ª categoria e uma passagem inicial pela meta, Joaquim Gomes reserva expectativa.

reduzido 3

“Sabemos que este território é agreste, num ponto de vista positivo, porque acaba por puxar pela competitividade daquilo que é o verdadeiro ciclismo de estrada por etapas. Daí que estejam reservadas legítimas expectativas para os quilómetro que separam Montalegre de Macedo de Cavaleiros.”

Expectativa também para a reação e a recepção em Trás-os-Montes.

reduzido 3

“E para mais considerando que o evento Volta a Portugal está muito distinto daquilo que Macedo de Cavaleiros conheceu há 19 anos atrás.

Além da competição desportiva óbvia, tem muitas outras atividades, mais no contexto sócio-desportivo. Macedo vai merecer todas essas atividades. Mas, mais do que isso, é a utilização do concelho de Macedo de Cavaleiros num evento que é talvez uma das mais fantásticas ferramentas de promoção territorial que existe. Particularmente, a vossa Albufeira do Azibo, que será neste momento o ex-libris do território, terá um elevado destaque das fantásticas imagens captadas pela RTP.”

Macedo de Cavaleiros recebe a prova rainha do ciclismo nacional dia 30, no próximo sábado. A meta fica situada na Rua Dr. Armando Pires, junto à Igreja Santa Maria Mãe da Igreja, com chegada prevista para as 17h18. No dia seguinte, os corredores partem de Bragança para uma prova igualmente difícil, rumo à Senhora da Graça.

Escrito por ONDA LIVRE

Informam-se quanto aos constrangimentos ao trânsito:

As ruas de São Pedro, Dr. Armando Pires, Dr. António Oliveira Cruz, Comendador Emílio Pires, Camilo Pessanha, Túlia Saldanha, Padre António Mourinho e Raúl Rego estarão condicionadas entre as 20H00 do dia 29 (sexta) e as 22H00 de dia 30 (sábado). Entre as 07H00 e as 22H00 de dia 30, estarão as mesmas cortadas ao trânsito. Outros constrangimentos a ter em conta no dia 30, com Circulação condicionada e/ou cortada:

  • EN 102 (de Bornes ao Pontão de Lamas); EM 15 (do Pontão de Lamas à Zona Industrial); IP2 (do nó da Zona Industrial à saída sul de Macedo de Cavaleiros) – 13:00H–18H30;
  •  Avenida Comendador António Joaquim Ferreira, Rua dos Merouços, Avenida Eng. Camilo Mendonça, Rua Álvaro de Castro, Rua Fonte do Paço, Rua Viriato Martins – 13:00H–18H30;
  •  Rua Francisco Sá Carneiro e Rua Almeida Pessanha, devido à realização do programa de animação da RTP “Há Volta”, entre as 10H00 e as 20H00.
  • Condicionamentos também no acesso ao Parque Municipal de Exposições, onde ficará instalada toda a logística da prova.

 

3_Etapa_-_Percurso_Macedo_de_Cavaleiros_1_736_2500

 

3_Etapa_1_736_2500

Imagens: Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros

Relacionados