Festival da Juventude do Secundário, uma estreia em Macedo de Cavaleiros

Festival da Juventude do Secundário, uma estreia em Macedo de Cavaleiros

Ouça a entrevista aqui:

icon 2_reduzido

É já esta sexta-feira que os finalistas de Macedo de Cavaleiros organizam o I Festival da Juventude do Secundário no Parque Municipal de Exposições. Uma noite que promete trazer jovens até Macedo, não só do concelho, mas de todo o distrito de Bragança.

Fábio Valadar, Presidente da Associação de Finalistas, e João Batista são convidados para falar desta iniciativa.

Fábio Valadar: “Nós estivemos a pesquisar sobre festivais de secundário no nosso país e verificamos que só existia um, o de Gouveia. Então, foi daí que surgiu a ideia de transformar Macedo num posto de paragem com a realização de um festival do género que queremos continuar a fazer todos os anos e que se transforme num ícone para os alunos.

O nosso objetivo é fazer o primeiro festival para que os estudantes dos anos seguintes o continuem a fazer.”

Que critérios teve a organização deste festival, quais os convidados?

João Batista: “Começamos por chamar alguns dos artistas da terra.

O festival começa às 22h de forma a não se tornar em algo muito cansativo, pois ainda estamos no início das aulas e as pessoas saem menos. Até às 00h são artistas da terra, alguns finalistas e também pessoal que canta.

Depois dessa hora atua o Dj Overule até às 4 da manhã.”

Quais são os artistas que vão atuar?

Fábio Valadar: “Da terra chamamos a Maria Luís Pires, que foi finalista o ano passado, a Rita Wonder, Jéssica Campos, Beatriz Bebiano, Dani Casimiro e a Ana Luísa Peredo.

Também é nosso objetivo cativar os encarregados de educação, com os pais a irem ver os filhos atuar, os amigos dos pais, para que, desta forma, consigamos ter um maior número de bilheteira.”

Não é um risco este primeiro festival de finalistas?

João Batista: “É e não é. Como é o primeiro festival do género que vai ser organizado na cidade, as pessoas podem estar ansiosas e empolgadas com o que se vai passar e isso pode ser um fator que as faça comparecer.

O bilhete custa 3€, estamos a vender pulseiras durante a semana por esse preço, caso sejam adquiridas connosco, finalistas.

Caso seja comprado no dia, custará 5€.”

Que atividades têm planeadas para realizar durante o ano?

Fábio Valadar: “Temos em mente fazer jantares de magusto, o jantar de Carnaval, um sarau e talvez uma festa de Natal. Estamos a pensar em qualquer coisa para o Ano Novo e algo para perto da Páscoa quando se realiza a viagem de finalistas.

Quando os colegas na escola conheceram o cartaz do festival disseram logo que iam, perguntaram os preços e onde os podiam comprar. Ficaram muito empolgados.

Já temos pessoas de Bragança, Mirandela e outras terras próximas a Macedo de Cavaleiros que perguntaram, através das redes sociais, onde poderiam comprar as pulseiras e se podíamos fazer reservas.”

Em média, já há um cálculo de quantas pessoas vão comparecer no festival?

João Batista: “O nosso objetivo era chegar até 300 pessoas, e, nesta altura, contabilizando as pulseiras vendidas, estamos quase a ultrapassar esse número. Isso para nós é muito bom.

Depois há sempre aqueles que comprar no próprio dia.”

É difícil fazer parte de uma associação de estudantes? A vossa comissão é unida e trabalhadora?

Fábio Valadar: “Este ano temos a sorte da comissão ser unida, já nos conhecemos todos há alguns anos e, por isso, torna-se mais fácil trabalhar juntos.”

Quais foram os maiores obstáculos que encontraram na organização deste evento?

João Batista: “Para mim, a maior dificuldade está em cativar as pessoas de fora, pois já sabemos que as pessoas de Macedo vêm. Vamos tentar explorar ao máximo o distrito para que, no próximo ano, seja ainda maior.

De resto é escolher os artistas favoritos do público, analisar se há aderência por parte das pessoas, e essa foi a nossa preocupação.”

Acham que cartaz vai de encontro àquilo que a juventude da região procura atualmente?

Fábio Valadar:  “Penso que sim. Temos um artista de hip-hop, temos os artistas da terra, que chama amigos e famílias, e temos o dj com música eletrónica que penso ser um dos estilos mais apreciados pela juventude daqui.

Estão todos convidados a participar no nosso primeiro festival de secundário pois vai ser uma noite de muita diversão e surpresas.”

Uma noite que promete muita animação no Parque Municipal de Exposições de Macedo de Cavaleiros.

É já esta sexta-feira que acontece o I Festival da Juventude do Secundário 2016/2017 de Macedo de Cavaleiros.

O festival começa às 22h e prolongar-se-á pela noite dentro.

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados