Verdes sensibilizaram município freixenista para os riscos da exploração de urânio espanhola

Verdes sensibilizaram município freixenista para os riscos da exploração de urânio espanhola

Mais uma força a manifestar-se contra a exploração de urânio prevista para a província de Salamanca, na raia portuguesa.

É o balanço feito por Miguel Martins, do Partido Ecologista os Verdes (PEV), da reunião que aconteceu ontem à tarde com o município de Freixo de Espada à Cinta. Miguel Martins diz que o município freixenista ficou sensibilizado, e que vai agora divulgar esta situação junto da Comunidade Intermunicpal (CIM) Terras de Trás-os-Montes.

reduzido 3

“O município transmitiu-nos que tinhas pouca informação relativamente a esse processo. E fase à posição dos Verdes, do lado português e espanhol, sobre as minas de urânio, mostrou-se sensível. Transmitiu aos Verdes que queria sensibilizar os outros municípios da Comunidade Intermunicipal para esta causa porque, se eventualmente, o projeto for por diante os efeitos serão seguramente nefastos para todos os municípios a jusante, que são banhados pelo rio Douro.

É uma atitude que louvamos, e é mais uma força a manifestar-se contra esta exploração de urânio.”

Não se pretende uma ação de alarmismo, garante Miguel Martins, mas sim mobilizar a opinião pública.

reduzido 3

“Não pretendemos uma ação de alarmismo. Pelo contrário. Com estas ações pretendemos que seja criada uma força para que, atempadamente, esta exploração seja travada, do lado de lá da fronteira.

Estamos também a sensibilizar as populações, para que estas exerçam sobre o Governo português, para que este se pronuncie junto do Governo espanhol de forma mais eficaz, para levarmos a bom porto o que pretendemos.”

O PEV a trabalhar também com o lado espanhol, com o homólogo, o EQUO, para travar uma exploração de urânio que pode nascer em Salamanca, e que, além da radiação, pode contaminar todo o Douro.

No distrito da Guarda, os ambientalistas estiveram junto da população, que se mostrou sensível a esta questão, até porque ainda não apagou da memória a exploração de Pinhel, que encerrou no virar do milénio.

 

dsc05578

 

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados