Hugh Hudson vai marcar presença no Cinecôa

Hugh Hudson vai marcar presença no Cinecôa

O realizador Hugh Hudson, vencedor de 4 Óscares com o filme “Momentos de Glória”, vai estar presente no Festival Internacional de Foz Côa – o CineCôa – que está de regresso para a 6ª edição de 17 a 19 de novembro.

O britânico vem apresentar o seu mais recente filme “Altamira”, protagonizado por Antonio Banderas. Na trama, que se passa em 1879, Banderas veste a pele de Marcelino, que com a filha de 9 anos, Maria Sautuola, partem numa incursão exploratória às Grutas de Altamira, hoje consideradas um dos conjuntos pictóricos mais notáveis da Pré-História.

António Valente, membro da organização, destaca a aproximação desta história com Foz Côa.

reduzido 3

“É um filme protagonizado pelo Antonio Banderas, e faz uma grande aproximação a dois pontos fulcrais da arte rupreste europeia: Altamira e Foz Côa.

Não é de forma inocente que escolhemos abrir o festival com este filme, mas sim porque há esta presença forte e marcante. Não nos esqueçamos que Foz Côa é Património Mundial por ter um parque único de arte rupreste.”

Portugal, Marrocos, Espanha, Reino Unido, França, Luxemburgo, Brasil e Cuba vão estão representados nestes três dias de festival. São sobretudo, destaca António Valente, produções recentes.

reduzido 3

“A programação do Cinecôa 2016 é constituída, sobretudo, por filmes muito recentes.

São, maioritariamente, deste ano, mas marcam um pouco aquilo que tem sido a produção crescente por todo o globo.

Temos filmes que vêm do Brasil ou Cuba, da Europa, e há os que são coproduções entre Marrocos e Espanha, ou entre Espanha, França e Inglaterra.”

O segundo dia do Cinecôa vai ficar marcado pelo filme-concerto “Nosferatu, Eine Symphonie des Grauens (traduzindo, “Uma sinfonia de Horror”), acompanhado pela Orquestra do Norte.

A edição de 2016 vai terminar com uma homenagem ao cineasta português António-Pedro Vasconcelos. A sua última obra, “Amor Impossível”, vai ser exibida neste festival.

A entrada no CineCôa é gratuita. A organização espera cerca de 3 mil pessoas.

https://www.youtube.com/watch?v=OKlsw3Csnhg

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados