Caretos de Podence já são Património Imaterial de Portugal

Caretos de Podence já são Património Imaterial de Portugal

Depois de uma espera de dois anos, passa a ser oficial. Os Caretos de Podence são agora Património Cultural Imaterial de Portugal.

A decisão sobre esta inscrição do inventário nacional foi publicada hoje em Diário da República.

Um dia muito aguardado e a concretização de um sonho, disse à Onda Livre António Carneiro, presidente do Grupo dos Caretos de Podence.

reduzido 3

“Hoje é um dia que há muito esperávamos. E é concretização de um sonho antigo, que nos enche a todos nós de alegria, às gentes de Podence. É uma tradição da qual cada vez gostamos mais, e vamos lutar para que chegue a um patamar ainda mais alto.”

Patrícia Cordeiro é a responsável técnica por esta inscrição. Explica o que traz este reconhecimento.

reduzido 3

“O que eu acho que traz, em primeiro lugar, é o reconhecimento do esforço e do compromisso que a população faz ano após ano em manter esta tradição. Chama também a atenção, acredito eu, para a importância que ela tem para os seus descendentes. Para os emigrantes, que regressam para se vestirem de caretos, ou simplesmente para estar na festa.

Acho que nos permite reconhecer a importância da transmissão intergeracional da festa, e encontrar maneira de manter esse contacto, entre os mais velhos e os mais novos. Trabalhar essa passagem entre gerações.”

O próximo passo, está anunciado. O rumo é a UNESCO, pelo reconhecimento como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

reduzido 3

“A candidatura à UNESCO já está a andar. Deverá ser entregue no final de março, para que em 2018 possamos ter a decisão final.

É uma grande alegria, continuar esta dinâmica. Os Caretos não páram, e é um contributo para o concelho. São notícia, trazem gente e criam dinâmica económica para as nossas terras, que bem precisam.”

Os Caretos de Podence são, oficialmente a partir de hoje, Património Cultural Imaterial de Portugal.

Segue-se a candidatura à UNESCO. Chegou a falar-se de uma inscrição conjunta das tradições de Inverno da região, o que parece que não se vai concretizar.

IMG_6869 IMG_6827 IMG_6823                                 IMG_6836

 

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados