“Fátima” em ante-estreia em Vinhais

“Fátima” em ante-estreia em Vinhais

Vinhais recebe este domingo a ante-estreia do filme “Fátima”, um retrato das vivências de 11 mulheres que saíram de Vinhais em peregrinação ao icónico santurário, em Maio de 2016.

O realizador João Canijo explica a importância das pessoas de Vinhais para este trabalho.

reduzido 3

“É graças às pessoas de Vinhais que o filme existe! Deram uma colaboração e uma inspiração inigualável. Não sei se terá um significado especial para a população, que esta ante-estreia seja lá. Mas tem para mim.”

O realizador realça que o objeto do filme é o esforço da peregrinação que as pessoas de Trás-os-Montes fazem para chegar a este destino de fé.

reduzido 3 

“Não é tanto o retrato do país, mas é o sacrifício que se faz para ir a Fátima a pé. Escolheu-se a peregrinação mais longa, que é do distrito de Bragança. As atrizes que fazem o filme tinham de se sentir minimamente transmontanas, e para isso foram para Vinhais.”

Para se prepararem para os papéis as 11 atrizes, viveram e trabalharam em Vinhais durante 2 meses, no ano passado. Um período que o realizador considera que foi muito importante para a interiorização dos papéis e para os laços de amizade que a equipa desenvolveu com os Vinhaenses.

O filme Fátima tem estreia nacional marcada para o dia 27 de Abril mas a ante-estreia está marcada para Vinhais este Domingo, dia 23, com a presença de João Canijo e de algumas das protagonistas desta história.

Informação CIR (Rádio Brigantia)

Relacionados