Ministério da Saúde estuda hipótese de ter novo acelerador linear no distrito de Vila Real

Ministério da Saúde estuda hipótese de ter novo acelerador linear no distrito de Vila Real

O Ministério da Saúde está a proceder a um estudo sobre a viabilidade técnica e económica da instalação de um novo acelerador linear no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Na passada sexta-feira foi publicado em Diário da República um despacho do Secretário de estado da Saúde em que determina um protocolo de colaboração para avaliar e definir a viabilidade técnica e económica de um novo acelerador linear no Hospital Transmontano.

O Ministério da Saúde reconhece que o projeto “se reveste de claro interesse público”, reforçando o Serviço Nacional de Saúde, mas que carece de uma consolidação e validação da informação disponível, sendo necessário um estudo a fim de definir os custos e benefícios e os seus efeitos na rede de cuidados existentes na região.

O despacho do ministério da saúde prevê assim um protocolo de colaboração entre a administração central do sistema de saúde, a administração regional do Norte, o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro e o Instituto Português de Oncologia do Porto.

O Governo quer ainda identificar os níveis de articulação entre o Hospital Transmontano e o IPO Porto, com vista a formação e diferenciação de recursos humanos e o adequado funcionamento da nova unidade de radioterapia.

Segundo o despacho do secretário de estado as entidades terão de apresentar até 15 de abril um relatório sobre o projeto para que a decisão politica seja tomada em consonância.

Recorde-se que o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro anseia pela aquisição de um segundo acelerador linear que viria assim reforçar a unidade de radioterapia do centro oncológico. Este é um equipamento orçado em mais de cinco milhões de euros, mas que vai permitir introduzir novas técnicas de tratamento no Centro Oncológico do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Informação CIR (Rádio UFM)

Relacionados

Comentar

css.php