Podence é finalista na eleição das 7 Aldeias Maravilha de Portugal

Podence é finalista na eleição das 7 Aldeias Maravilha de Portugal

Atualização

Os portugueses votaram e decidiram: Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros, está na final na eleição das 7 Aldeias Maravilha de Portugal.

A quinta gala televisiva de selecção aconteceu ontem à noite, naquela aldeia transmontana, Tânia Rei.

reduzido 3

Quando a transmissão da RTP terminou, os habitantes desta aldeia finalista diziam-se orgulhosos e já pensar em preparar a final. António Malta, representante da claque que esteve no programa televisivo, falava num sentimento de “felicidade”: “É merecido, a meu ver, por todo o trabalho, de anos. Preservamos o que é nosso, uma parte da história deste país, com a ajuda do município também. Agora sim, temos mais esperança que ganhar na final.

Depois das edições que elegeram as as paisagens e a gastronomia, o presidente das 7 maravilhas, Luís Segadães, considera que esta edição vai trazer esperanças às aldeias, “porque as aldeias são territórios pequenos, a maioria deles em decadência, de população e de atividades económicas, e vimos com este projeto mostrar que pode haver vida nas aldeias, e que há muito interesse. É uma experiência turística diferente do habitual”.

Para assistir a esta gala veio também o Ministro da Agricultura e do Desenvolvimento Rural. Luís Capoulas Santos, ministério que apoia a iniciativa, acredita no potencial da ruralidade, com manancial financeiro no turismo. “Quando falamos em desenvolvimento rural não falamos só de agricultura”, apesar da sua importância, afirmou em Podence o Ministro, que vê no turismo “potencial futuro”.

Duarte Moreno, presidente da câmara de Macedo e da entidade promotora desta candidatura, a Desteque, considera que “seria a cereja no topo do bolo para a concelho de Macedo de Cavaleiros, e visibilidade para toda a região”.  João Alves, o presidente da Junta de Freguesia de Podence, está confiante numa vitória na final: “É uma alegria imensa. A promoção que foi feita a esta aldeia é algo que se calhar não volta a acontecer assim. Tivemos aqui uma gala muito bonita.  Agora, de certeza que vamos ser eleitos, com toda a dinâmica que aqui se imprimiu”.

E se Podence já era conhecida, agora vai ser ainda mais, é a convicção do presidente da Associação Grupo dos Caretos de Podence. “Já é bom chegar a este patamar”, diz António Carneiro, sendo “uma mais-valia para o concelho e para a região, ao atrair mais visitantes” porque “não é só a tradição, há outras coisas interligadas, e nesse nível estamos todos de parabéns”.

Podence, a terra dos Caretos, passou à final na selecção das 7 Aldeias Maravilha de Portugal. Na mesma gala foi apurada Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, como finalista. Montesinho, no concelho de Bragança, nomeada na mesma categoria de Aldeias Autênticas, acabou por ficar pelo caminho.

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados

Comentar

css.php