UTAD tem agora o laboratório virtual mais avançado da Península Ibérica

UTAD tem agora o laboratório virtual mais avançado da Península Ibérica

Oiça na íntegra aqui:

icon 2_reduzido

Foi ontem inaugurado o mais avançado laboratório de realidade virtual da Península Ibérica. O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, esteve presente no ato inaugural daquela valência que considera vir a aumentar os empregos na região.

“Fiquei particularmente sensibilizado pelo início das aulas ser comemorado com a criação de um novo laboratório mas também de um centro de recursos para o pessoal não docente,  o que mostra claramente a atenção que aqui está a ser dada aos estudantes, à ciência e àqueles que fazem acontecer o dia-a-dia de uma instituição de ensino superior. Também a presença na audiência de empresários mostra claramente o interesse em desenvolver, educar e criar atividade científica que tenha impacto na região e em particular na criação de emprego e essa, que cada vez será o fator distintivo daquilo que é a presença do ensino superior e da ciência nas regiões, é trazer mais jovens mas também criar mais emprego qualificado, certamente em colaboração com os atores económicos e as empresas em particular.”
Situado no Pólo I da escola de ciência e tecnologia da UTAD, este projeto, vem, segundo Manuel Heitor estimular os jovens para as inovações tecnológicas e científicas.
“Os últimos dados estatísticos oficiais publicados durante o mês de agosto mostram claramente um ponto de inversão naquilo que foram os anos de crise e uma nova trajetória na convergência com a Europa. Por um lado há mais jovens a estudar e, portanto, os portugueses querem estudar mais, nunca tinha havido um crescimento tão grande do número de  portugueses a estudar. Sabemos que é um desafio importante e que não nos podemos deixar ficar contentes com estes números mas ajuda-nos a crescer mais, é preciso trazer mais jovens para estudar e também o crescimento sobretudo da despesa privada ou da despesa das empresas em atividades de investigação e desenvolvimento está sobretudo associada à criação de emprego para técnicos, especialistas que nas empresas usam o conhecimento para criar emprego e valor económico. Estes dois fatores é algo que temos que continuar a trabalhar e contamos certamente com a UTAD e com a colaboração do INESCTEC para com atores locais, com a autarquia e com as empresas de zona fazer também de Vila Real um centro de criação de emprego, estudo e atração de jovens para a atividade científica e para as atividades técnicas que, obviamente, possam potenciar novos empregos. Hoje, os jovens procuram centros onde se pode aprender mas também facilitar oportunidades para novos conhecimentos e esta área é particularmente atraente e, portanto, acho que devemos reconhecer a importância do desenvolvimento deste centro nesta zona que tem um potencial particularmente grande também para o desenvolvimento do Vale do Douro e em estreita articulação com outras atividades em curso na UTAD nomeadamente na área da vinha e do vinho que me parece ser uma aposta importante para os anos que aí vêm.”
Um laboratório orçado em 700 mil euros numa parceria com o Instituto da engenharia e Sistemas de Computadores, Tecnologia e Ciência.
Foi também inaugurado o centro de serviços partilhados, reconstruído para integrar todos os serviços da universidade.
INFORMAÇÃO CIR (Universidade FM)

Relacionados